segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Encontro com os pais!!!

Uma das grandes dificuldades na catequese é saber lidar com a indiferença dos pais em relação a participação deles na caminhada com os filhos. Pensando nisso com muito carinho, nós catequistas decidimos antes de tudo trocar essa palavra" reunião" para a palavra "encontro"...
Vou partilhar com vocês algumas ideias que fazemos durante o ano em nossa Santa Comunidade...
                                                         Encontro com os pais: 
É preciso enviar não um bilhete, mas uma cartinha bem carinhosa para os pais, convidando para este momento. E no final, como sugestão, expresse seu carinho dizendo: Por amor não faltem!!!

O local do encontro deverá ser de preferência no mesmo lugar onde o catequista faz seu encontro semanal com suas crianças.
O ambiente deverá ser alegre e muito bem organizado. Assim como todo decorrer do encontro. 
                                        Dicas:

Prepare uma dinâmica desenhando os seus pés em folhas de papel ofício. Espalhe os pés pela sala formando um caminho. De um lado do caminho coloque objetos que lembrem coisas boas: Bíblia, flores, imagem de Nossa Senhora... E de outro lado, embalagens de cigarro, recortes de crianças desnutridas, armas... Prepare um som ambiente Exemplo de música!!! Como és lindo!!! ... Em uma mesa, forre uma toalha bem bonita. Prepare um pão bem bonito, cachos e suco de uva. Copinhos descartáveis e flores para enfeitar a mesa. Se possível, arrume as cadeiras de modo que fiquem em volta da mesa.
Quando os pais chegarem, acolha-os com muito carinho e atenção. Faça gentilezas mostrando onde devem sentar-se e peça para aguardar os outros que ainda chegarão. Quando todos estivererem no local  inicia o seu encontro fazendo uma oração simples, que pode ser a:

                                   Oração da Família:

Senhor, cuida de nosso lar. Que não se apague o fogo do amor. Vela pela integridade de nossa família. Estreita os laços de nosso mútuo afeto, de modo que nada o consiga violar.
Dá-nos hoje o pão de tua palavra. Dá-nos também o pão de cada dia. Conserva-nos a alegria. Guarda nossos filhos. Que eles tenham saúde e paz.
Fica conosco, Senhor, já que nos reunimos em teu nome. Revela-nos tua presença, no sorriso de nossos filhos, no nosso mútuo afeto e, mais ainda, nas renúncias que nos inspiras para a felicidade em nosso lar. Amém.

Explique o motivo do Encontro. Peça a eles que falem a respeito dos caminhos que siguimos na vida. E quais caminhos eles querem para os seus filhos. E que mesmo quando optamos por um caminho não muito legal, podemos nos arrepender e voltar para os caminhos de Jesus. ( Por isso o motivo de se colocar os pezinhos como se uns estivessem indo e outros vindo). Dê oportunidade para que todos falem. Diga que seus filhos estão lá para terem e sentirem um encontro bem pessoal com Cristo. 
Faça a partilha do pão e do suco de uva lendo uma das passagens bíblicas que falam sobre a Santa Ceia. Faça com que os pais sintam que também são acolhidos e que podem sempre contar com você catequista... Mas que você precisa também contar sempre com a presença deles.
Mas não imponha nada! A melhor maneira de levar os pais para caminharem com seus filhos é a conversa e a paciência. O otimismo e o carinho. O amor e a compreensão de cada catequista. 
Num momento final, expresse a sua alegria dessa experiência vivida. Pergunte a opinião dos pais em relação a este encontro e peça também sugestões para os próximos que virão...
OBS: Dê todo destaque a Palavra de Deus. Acenda uma vela ao lado da Bíblia e no momento da partilha, conforme for lendo a passagem, siga os gestos de Jesus e peça que os pais te acompanhe.

Distribua as uvas no final, quando os pais forem saindo...
Paz e Bem e acredite sempre na doce presença do Espírito Santo.

 

2 comentários:

  1. olá!!
    PAZ E BEM!
    tbm tenhum um blog relacionado a catequese gostei muito de algumas de suas postagens!
    se você me permiote eu posso copiar aulgumas de sua postagens?
    espero sua resposta em meu blog!

    http://junior-catequesecrisma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ola gostei muito de algumsa de suas postagens!
    será q vc permite que eu possa copiar algumas e divulgar em meu blog?
    espero anciosamente sua resposta!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!