terça-feira, 8 de dezembro de 2009

MISSA DE NATAL!!!

Para que a Missa de Natal de sua comunidade seja bem bonita e animada, gostaria de partilhar algumas ideias com vocês.

Montagem de um presépio vivo durante todo o decorrer da Santa Missa de Natal...

Quando toda a Igreja estiver cheia e próximo do horário da Santa Missa, as luzes se apagam e um mantra começa a ser entoado...  Maria vai entrando costurando, tricotando e quando chega ao altar, senta e começa arrumar as suas coisas de costura: linhas, agulhas, paninhos que deverão ficar próximos do altar para este momento. De repente, o anjo se aproxima e inicia a música  Maria e Anjo... Anjos de Resgate. Maria contracena com o anjo até o final da música e senta no 1° banco ao lado de São José.
A missa prossegue e Maria no momento do ofertório se desloca para a porta de entrada com José e já coloca uma almofada na barriga. Eles entram com o pão e o vinho e antes de entregarem ao padre, viram, levantam e mostram a comunidade. E voltam para o seu lugar... A missa prossegue... Maria e José comungam no momento da Comunhão com todos... E saem pelas portas laterais... Após a Comunhão, alguém com voz forte e bem expressivo, proclama uma das passagens do evangelho que narram o nascimento de Jesus. Maria volta com Jesus envolto a panos ( que pode ser um boneco ou bebê de verdade, o qual prefiro) e se coloca próximo ao altar, ao lado de José. Coloca o menino no berço de palha, (que deverá estar forrado e com um travesseiro, para não machucar a criança se for um bebezinho de verdade). Vão entradando algumas crianças vestidas de bichinhos e ficando ao lado de Maria no altar. Passa uma criança correndo, levando uma estrela e os Reis Magos também entram e entregam os seus presentes... Colocando aos pés da cestinha de palha. Aos poucos, o presépio vivo vai sendo montado.
No final da missa, a ideia é que na frente do altar, forme um lindo presépio vivo. Com Maria de um lado e José do outro. Menino Jesus no meio e em volta os bichinhos: cabra, vaquinha, jumentinho... E na frente do cestinho, os presentes dados pelos Reis Magos. E inicia a música: Noite Feliz!!! 
Paz e Bem a todos os meus irmãos!!!

4 comentários:

  1. que o senhor abençoe a todos nós catequistas ou melhor anjos de deus.amei este blog sempre que puder me mande sugestoes de trabalhos para acatequese .bjs...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa ideia. Sempre q tiver ideias para ajudar nos encontros de catequese posta no blog. Agora vo ve direto teu blog parabéns!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!