sexta-feira, 16 de abril de 2010

Coroação de Nossa Senhora! Lindo demais!






Reparem nessa ideia bem bonita para ser usada no dia da Coroação de Nossa Senhora em sua paróquia !
Espero profundamente que sirva como fonte de inspiração nos seus corações!
Paz e Bem!




Outra ideia legal: Também encontrei num vídeo, mas como a qualidade não estava muito boa, preferi digitar... E aproveitei para dar uns retoques pessoais.


  • Convide de 3 a 5 crianças para serem Nossa Senhora... Cada uma com uma denominação diferente, como por exemplo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Nazaré, etc...
  • Cinco crianças representando os escravos, para segurar uma corda ou corrente. 
  • Seis anjos para levarem rosas e terços nas mãos. 
  • A mesma quantidade de crianças para levarem as coroas. 
Figurino: Nossa Senhora: Podem usar as roupas que possuem em suas paróquias, destacando apenas as cores dos mantos, para indicar que elas são a mesma pessoa, porém foram ganhando nomes diferentes devido as suas aparições.Elas podem ser representadas também usando roupas e mantos feitos com TNT que é um material bem barato.
Escravos: Podem ser as crianças mais moreninhas ou então todas que quiserem participar, mal vestidas e sujas, desde que depois você faça um encontro contando um pouquinho dessa história, para não haver certos tipos de preconceitos. Seguindo em uma fila, segurando uma corda ou uma corrente, uma atrás da outra.
Coroas: Se sua Paróquia não tiver tantas coroas disponíveis, faça você mesmo com material reciclável, ou compre em casas de bijuterias, onde você poderá guardar para os próximos anos. Este figurino será bem simples: As crianças estarão de branco, roupas comum, mostrando toda sua simplicidade e pureza, para coroar Nossa Senhora.
Anjos: Os anjinhos poderão entrar vestidos com cores diferentes e bem clarinha e com suas asas, cada qual levando pétalas de rosas nas mãos. O primeiro anjinho, que deverá ser o mais alto de todos da turma, entra segurando bem alto o ROSÁRIO para depositar ao meio de todas as nossas senhoras. E os outros deverão oferecer as suas rosas uma para cada mãe.
 
Ao som do canto Salve Rainha as Nossas Senhoras vão entrando caminhando bem devagar rumo ao altar. Com as mãozinhas em sinal de oração e cabeças baixa, bem concentradas. Ao chegar no altar elas se voltam para a comunidade. Em seguida vem os escravos segurando sua corda/corrente e no meio do corredor um grita: Viva Nossa Senhora: E os outros respondem: Viva! Seguem em direção ao altar e as Nossas Senhoras levantam as mãos para o céu e as correntes se soltam. Eles ajoelham, cada um perto de uma. E elas voltam com a posição das mãos como se estivessem em oração e os escravos de cabeça abaixada e ajoelhados até a música terminar.
Som de fundo: Mensagem com voz de Criança:

Quando eu me sinto aflito, nossa senhora da paz
Me dá sua mão me acalma, tranqüilidade me traz
Se uma lágrima me rola e o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias de nossa senhora da penha
Nossa senhora de Fátima peço que a alegria venha

Se o perigo me preocupa eu tenho fé não me alarmo
Tenho meu escapulário, nossa senhora do Carmo
Senhora dos navegantes, da boa viagem me guia
Pelos ares, terra e mares, me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades, nossa senhora da guia

Senhora da rosa mística, das dores, da conceição
De Guadalupe e do nosso coração                          
Minha mãe, nossa senhora, somos todos filhos seus
Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus.

Assim que iniciar a leitura da mensagem, a 1° criança entrará levando o ROSÁRIO e colocará no meio. Logo atrás as outras com as rosas. Cada um depositará aos pés de uma Nossa Senhora e se assentarão no 1° banco que estará reservado para eles, junto com os escravos, pois eles não aguentarão ficar ajoelhados muito tempo, coitadinhos.
Inicia o canto: Perfeito é quem te criou e as crianças vão entrando, com sua coroa nas mãos e indo em direção ao altar para o Momento certo da Coroação. Todos saem do altar após os aplausos.
FIM! 

43 comentários:

  1. Brigaduuuuuuuuuuuuuuu!!!!
    Amei seu BLOG, vou visitar sempre.
    Sou catequista e tava a procura de uma coroação diferente, vou usar sua sugestão fazendo algumas modificações e depois te envio fotos ou videos.
    Bjinhus.
    Dalva - Guarapari - ES

    ResponderExcluir
  2. Mande as fotos sim...
    Beijos...
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. adorei seu video, vou colcar em pratica em minha comunidade.

    ResponderExcluir
  4. Que bom meu anjo ...
    Paz e Bem para você!

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas. Irei com certeza usaa-las para minha coroação. Obrigada e parabéns pela linda coroação!

    ResponderExcluir
  6. Adoro o seu blog visito sempre que preciso, adorei também essas sugestões de coroação a Nossa Senhora, vou passar pra nossa coordenadora de catequese para realizarmos na nossa Paróquia depois te mando fotos, abraços fique com Deus bjooos.

    ResponderExcluir
  7. Que bom Érica... Mande as fotos sim, que as postarei com muito prazer por aqui...
    Beijinhos meu anjo, paz e bem!

    ResponderExcluir
  8. adorei a sugestao da coroacao de N.Senhora seu blog e muito bom. obrigada.
    Elizabeth Holanda - catequista da paroquia Sao Joao Batista Atibaia Sp

    ResponderExcluir
  9. oi!!! adorei a ídeia ..muito boa.Obrigada
    eliani galinaro Paróquia São Bento em SCSul SP

    ResponderExcluir
  10. Denada Eliane.
    Deus a abençoe a cada dia!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  11. Olá.... fizemos nossa coroação na comunidade Sta. Edwirges, baseado no video que vc postou.... fikou tão lindo que o Padre pediu que fizessemos na Paróquia tbm.
    Muito obrigada pelas dicas....

    ResponderExcluir
  12. fiz esta coroação em minha paroquia senhora sant`Ana, em santana de cataguases mg. todos adoraram. vou repetir e vou filmar.queria que vc colocasse uma sugestão para a coroação do sagrado coração de JESUS. POIS MEU NETO VAI OFERTAR OK BJS

    ResponderExcluir
  13. Por que as crianças " mais moreninhas devem fazer o papel de escravos ? Me poupe !

    ResponderExcluir
  14. Olá Cláudia, obrigado por postar sua ideia aqui. Pra começar, gostaria que você soubesse que eu também sou bem moreninha e toda minha família, considera-se negra. O que foi citado foi apenas para contar verdadeiramente a história, como ela é. Pois os escravos eram negros e não brancos. Jamais eu usaria aqui neste blog algum indício de preconceito, até por que luto muito para conseguir as coisas em minha vida. Já enfrentei muitos preconceitos... Uns muito ruins, que me deixavam triste, sem disposição. Mas com Deus somos mais e só tenho a rezar por pessoas que são assim.
    Acredito que você tenha tido uma imprensão errada de mim. Mas não tem problema: Novamente reforço: A citação foi EXCLUSIVAMENTE para manter fiel a história. Um abraço carnhoso pra você meu anjo. E que Deus esteja sempre presente na sua vida. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito... Parabéns! ♥

    ResponderExcluir
  16. Elayne. Parabéns!

    O seu blog é recheado de novidades. Deus te abençoe.
    Roseli Effgen / Vila Velha - ES

    ResponderExcluir
  17. Amém Roseli. E obrigado pela visitinha! Beijos. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  18. Livia Aguiar Wan Der Maas10 de outubro de 2011 11:21

    Olá, Elany!

    Estou conhecendo seu blog hoje e já me encantei. Sou catequista tbém e sempre busco na internet sugestões, ideias, dinâmicas para os encontros e celebrações em datas especiais. Gostei mto das coisas que vi e li aqui. É mto bom podermos interagir e dividir com os outros o trabalho bonito e gratificante que fazemos.
    Abraço fraterno,

    Lívia.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, você ajudou bastante. Fiqui com Deus, Paz e Bem

    ResponderExcluir
  20. Entrei por acaso e achei maravilhoso!!

    Paz e Bem

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  21. Que bom que gostou, Antônio Carlos.
    Paz e Bem e volte sempre ...

    ResponderExcluir
  22. Sou catequista estava procurando ideias para fazer uma bela coroação,gostei muito desta.Com certeza vamos usar fazendo algumas adaptaçoes.

    ResponderExcluir
  23. Obaaaaaaaaa!!!
    Fiquei super feliz que gostou Alzirene.
    Muito beijos...
    Muita paz e todo bem!
    Linda e abençoada coroação pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  24. Ana Rita Quaresma Belém do Pará18 de abril de 2012 16:59

    Oi, procurando por idéias, encontrei seu blog e gostei. Coincidência foi ver que o tema que nós escolhemos pra este ano foi Os títulos que Nossa Senhora recebe, o qual vc aborda. Parabéns pelo trabalho. Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  25. AMEI ESSA COROAÇÃO.É TUDO QUE EU PRECISO PRA MINHAS CRIANÇAS!!!!

    ResponderExcluir
  26. amei as ideias da coroação, estava mesmo precisando de alguma diferente pra minha paroquia, e tbm vou visitar o blog, gostei muito (:

    ResponderExcluir
  27. taty legionária,adorei suas ideias e estava buscando algo para o enriquecimento no meu grupo paroquial

    ResponderExcluir
  28. parabens por essa dica sou do rio de janeiro e adorei essa ideia vou usa-la dia 27 de maio com algumas modificaçoes sou catequista da comunidade nossa senhora aparecida em sao joao de meriti bjs paz e bem fique com deus

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pelo carinho...
    Beijos no coração.
    Fiquem com Deus!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  30. como é maravilhoso saber que mesmo em lugares diferentes todos estamos unidos com a mesma missão levar a todos a conhecer e amar nossa mãe . obrigada pela idéia - amei vou usa-la

    ResponderExcluir
  31. Grande verdade Marcia Lenntz. Deus abençoe e que possamos estar sempre em unidade. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  32. Elaine, gostaria de receber também essa canção,pois estamos fazendo nossa coroação.Desde já obrigada!
    email:queilaheliodoro@hotmail.com
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  33. Enviada Queila. Deus te abençoe meu anjo!
    Beijo carinhoso!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pela sugestão. Mto linda.
    Deus abençoe vc e sua missão. Que Maria SSma a revista com seu manto materno. Bjos Sueli

    ResponderExcluir
  35. maie esse seyte muito lindo parabens..

    ResponderExcluir
  36. muito maravilhoso gostei muito parabens par vc...que Deus continua sempre te protejendo..

    ResponderExcluir
  37. adorei esse video fizemos ontem uma apresentação na minha comunidade,todos adoraram,obrigada pela idéia...bjsss

    ResponderExcluir
  38. adorei todas,muito lindo,gostaria de uma musicas bem fácil para coroar Nossa Senhora de fátima na nossa comunidade esse,se me mande por e-mail tm.nisner@gmail.com obrigado Teresa

    ResponderExcluir
  39. por favor preciso de mais ideias para coroação, poius mina padroeira Nossa senhora da gloria sera o mes que vem se mais alguem tiver ideias eu ficarei grata. Paz e Bem!
    Renata

    ResponderExcluir
  40. Aproveitei algumas ideias suas e fiz adaptações para a coroação a Nossa Senhora das Graças que iremos realizar no dia da festa, em 24 de novembro. Amei seu blog!

    Ivanete, Guarapari, ES.

    ResponderExcluir
  41. Elaine, adorei as suas ideias, proximo dia 31 de Maio estaremos realizando a Coroação de Nossa Senhora na nossa Igreja que está se tornando Paroquia. Se Deus quiser vai ser linda, pois estamos fazendo com muito amor.Grata. Paz e Bem...
    Ianne Kelly, Paroquia São Joao Paulo II, Fortaleza-ce

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!