quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Criação do Mundo: Olhem que ideia legal!

Olá Catequistas, paz e bem!
Hoje eu trago uma ideia bem diferente e legal para você iniciar um encontro.
Como já relatei em postagens anteriores, eu costumo usar o computador nos encontros de catequese. Acho que é uma forma bem criativa para evangelizar, pois posso levar vários vídeos, músicas e clipes para serem usados nos encontros. Mas se para você isso não for possível, não se preocupe: Existem várias formas de Evangelização, como por exemplo: A televisão e o DVD. Vários filmes para crianças podem ser comprados num valor bem em conta: Aqueles filmes que contam histórias bíblicas ou até mesmo aqueles da Disney, como a Bela e a Fera, que trazem ideias de temas para encontros, como o preconceito por exemplo, além de muitos outros. Esse tema tratará de um dos assuntos que mexe com a imaginação das crianças. Por isso use e abuse de sua IMAGINAÇÃO! Vamos lá? Mãos a Obra!

Início do Encontro:
(Prepare recortes de estrelinhas, lua, sol, flores, árvores, céu, pássaros, homem, mulher, bichinhos de várias espécies... Pode ser de EVA, cartolina, papelão, etc). Deixa a Bíblia em local de destaque e sempre com uma vela acesa. (Pense em formatos criativos de velas para fugir daqueles modelos tradicionais)

Prepare o seu espaço de forma bem acolhedora. Forre no chão um tnt preto e de outro lado, um tnt branco e dentro de uma caixa de sapatos, bem decorada, coloque os recortes já preparados).
Acolha as suas crianças com carinho e ao som de música bem ambiente: Seria interessante nesse acolhimento receber as crianças com música com sons da natureza.
Se possível coloque-os sentados no chão forrado com tnt grande um ao lado do outro.
A oração inicial pode ser de forma integrada e por grupo: Como oração do Pai Nosso por exemplo.
Logo após peça para que eles olhem a sua volta e pergunte se alguém tem uma opinião sobre o tema do dia, depois você faça a divulgação do encontro.
Peça que prestem bastante atenção no vídeo que será exibido, pois depois todos conversarão sobre ele.



Leia a passagem bíblica que fala sobre a Criação e conforme for lendo peça as crianças, uma a uma, para irem colocando os recortes no seu devido lugar: O tnt preto servirá para os dois momentos: ) 1° para indicar que antes não havia nada e 2° para colar os recortes da noite. O tnt branco servirá para os recortes do dia. Converse com eles e faça perguntas referentes ao que foi lido na Palavra de Deus. Termine o encontro com uma oração bonita e espontânea, dizendo que devemos cuidar da natureza, pois ela é um grande presente que Deus nos deixou.
(Cuide para que tenha recortes suficiente para que todas as crianças possam participar do encontro)
Espero que tenham gostado da ideia! Paz e Bem!

3 comentários:

  1. OLA AMIGA,BOA TARDE,A PAZ.
    SUA IDEIA è MARAVILHOSA,VIU AMEI EU ESTOU COMEÇANDO DAR CATEQUESE AGORA E ESTAVA PESQUISANDO JUSTAMENTE ESSE TEMA DA CRIAÇAO DO MUNDO,A SUA IDEIA ME AJUDOU MUITO,QUE NOSSO MARAVILHOSO E BONDOSO DEUS,O ALTISSIMO TE ILUMINE SEMPRE COM SEU ESPIRITO SANTO,PARA QUE VÇ CONTINUE COM IDEIAS MARAVILHOSAS COMO ESSA,AMEM?TUDO DE BOM E UM RICO FINAL DE TARDE E UMA EXCELENTE SEMANA

    ResponderExcluir
  2. A idéia é muito criativa e legal, apenas acrescentei mas duas cores de tnt, o azul para representar o mar e o marrom para representar a terra, assim ficou mais completo...
    Obrigada pela ajuda!
    Deus lhe abençoe!

    Celsiane Marchiori
    Paroquia Profeta Elias
    Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  3. A idéia é muito criativa e legal...apenas acrescentei mais duas cores de tnt: o azul para representar o mar e o marrom para representar a terra, assim ficou mais completo...
    Obrigada pela ajuda!
    Deus lhe abençoe!

    Celsiane Marchiori
    Paróquia Profeta Elias
    Curitiba-PR

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!