quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pedido no fórum da Comunidade Catequese Católica: Postagem para a irmã Cidinha(Pichi)

Querida irmã em Cristo:
Disponibilizo aqui uma ideia que você poderá utilizar para fazer esta apresentação sobre: Ciência, um dos dons do Espírito Santo, em sua comunidade. Espero que possa ajudá-la.
Então vamos lá!

Música de fundo: Som da natureza ou outra que fale a respeito do Espírito Santo, pode ser instrumental.

(Inicia com alguém levando uma pombinha feita de EVA, CARTOLINA, ou um desenho, enquanto o narrador ler a frase abaixo e fica no altar)...

Narrador: O dom da Ciência permite ao homem perceber e sentir, através da natureza e dos acontecimentos do dia-a-dia a presença e a linguagem de Deus.
Quem possui o dom da ciência consegue louvar a Deus, olhando para as belezas da natureza, para a beleza de um jardim, das montanhas, da água do mar, do céu azul, das estrelas. Através da natureza, a alma lê e louva o seu Deus, agradecendo-Lhe enquanto observa uma linda flor. Em vez de ficar fixo apenas na beleza da flor, louva o autor da criação, louva o Criador.

Entra duas pessoas ou mais vestidas com túnicas de cores bem fortes, com flores nas mãos e/ou cartazes com desenhos da natureza. Podem entrar dançando conforme o som da música: Como se estivesse flutuando, ao som da natureza e plenamente envolvidas com este momento... Ficam no altar...


Narrador: É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo".

Entra duas pessoas vestidas com túnicas: Uma levando uma Bíblia aberta, pode enfeitá-la e outra levando um cartaz com dois escritos, bem grande: CIÊNCIA(?) e RELIGIÃO(!)... Fica no altar...

Narrador: Ora o dom da ciência, embora não defina a natureza e as propriedades físicas ou químicas de cada criatura, faz com que o cristão penetre na realidade deste mundo sob a luz de Deus, vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador e como aceno ao Supremo Bem: O dom da ciência leva o homem a compreender, de um lado, o vestígio de Deus que há em cada ser criado, e, de outro lado, a insuficiência de cada qual.

Entra pessoas vestidas com túnicas e formam uma fila próximo ao altar, um ao lado do outro: Cada qual com uma bola na mão já cheia, mas sem amarrar. Deverá segurar forte para não esvaziar.
Narrador: Aqueles que se deixam esvaziar, largando tudo aquilo que lhe faz mal, vão mais longe. Pois só assim conseguem silenciar os seus corações e sentir a presença do Espírito Santo agindo em suas vidas! E essa é uma forma de entender as ciências, os mistérios de Deus para todos nós.

Aqueles que entraram com suas bolas cheias, soltam o ar e deixam- as seguirem suas trajetórias. Indicando que o Espírito Santo age de forma muito especial em nossas vidas e através dele, conhecemos as ciências através das verdades que "ouvimos" em nosso coração.

Espero que isso te ajude na sua apresentação. Mesmo que ela não seja feita dentro da igreja, pode ser realizada em um outro ambiente, devidamente preparado para acolher a todos, como um salão por exemplo. 
Paz e Bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!