terça-feira, 25 de maio de 2010

Santíssima Trindade

 Vamos trabalhar com as crianças da catequese a Santíssima Trindade?                                                  

Oração simples à Santíssima Trindade

Pai, Filho e Espírito Santo,
Santíssima Trindade acompanhai-me toda a vida,

dai-me sempre guarida, tende de mim piedade,

Pai Eterno, ajudai-me,

Verbo de Deus, abençoai-me,

Espírito Santo, alcançai-me proteção, honra e virtude,

nunca a soberba me ataque e sempre busque o bem,

com a Santíssima Trindade para sempre.

Amém.


Um jeito bem interessante de explicar as crianças sobre a Santíssima Trindade é:
Você talvez poderia criar um teatrinho bem rápido com fantoche somente para fazer uma introdução:
Fantoche 1--> (Luluzinha) Olá Luizinho, bom dia!
Fantoche 2--> (Luizinho) Bom dia Luluzinha! Hoje nós vamos falar de algo muito importante para nós cristãos: A Santíssima Trindade.
Fantoche 1--> (Luluzinha) Que legal! Vamos prestar atenção crianças!
Catequista: Bem Luluzinha, Luizinho e crianças...
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade.  Apesar disso, através da história, a Igreja tem observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra. A Criação do mundo é mais apropriada ao Pai, a redenção ao Filho e  a Santificação, ao Espírito Santo.  Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas  tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. A festa da Santíssima Trindade é um dos dias  mais importantes do ano litúrgico. Nós, como cristãos a celebramos convictos pelos ensinamentos da Igreja, que possui a plenitude das verdades reveladas por Cristo. É dogma de fé estabelecido,  a essência de um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério de difícil interpretação, impossível, de ser assimilado pelas limitações humanas.   

Vamos entender melhor crianças?
A Catequista acende três velas e as coloca uma ao lado da outra, num suporte. Explica que a primeira representa o PAI, a segunda representa o FILHO e a terceira representa o ESPÍRITO SANTO.
O Pai é Deus nosso Criador
O FILHO é Jesus nosso Salvador
O ESPÍRITO SANTO é o nosso consolador
Explica que são três pessoas distintas, porém, numa só pessoa.
Com a ajuda de outra catequista una a chama das velas e as transforme em uma.
E finalize o encontro pedindo aos catequisandos que digam o que entenderam sobre esta dinâmica.


 Paz e Bem amigos catequistas!

2 comentários:

  1. Parabéns por este blog tão lindo!
    Conheça o nosso blog: catequesecasaforte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário...
    Visitarei o seu blog sim... Paz e Bem!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!