segunda-feira, 19 de julho de 2010

Catequese: Os Dez mandamentos da Lei de Deus! Aprendendo brincando...


Não tem jeito. Se você é uma catequista, que não fala uma linguagem de acordo com a realidade infantil, está na hora de rever a sua didática. Tudo podemos compreender muito bem, de acordo com  a nossa idade. Imagine uma criança ficar ouvindo durante uma hora, uma pessoa falando sem parar, dando deveres para que possam ser corrigidos, além de provas, testes e pior ainda... Valendo até notas... Catequese não é aula de religião e sim ENCONTRO com JESUS! Sou a favor sim de encontros muito bem programados, dinâmicos e celebrativos. É claro, que tudo isso deve ser feito com muito zelo, para que brincando, a criança compreenda a grande sabedoria de Deus em nossa vida! Costumo dizer que é falando sério brincando, que conseguimos fazer com que cada criança busque seu encontro pessoal com Deus. E tudo no tempo de cada uma delas. Umas amadurecem mais rápido, outras nem tanto... Por relatos de uma ex coordenadora de nossa equipe, pude compreender que a criança entende sim e pode experimentar o doce sabor de Deus em nossa vida! Na hora de receber Jesus na sua Primeira Eucaristia, as lágrimas desceram de forma que só Deus pode explicar. O Espírito Santo tocou profundamente no coração daquela criança e como ela se emocionou.
Trabalhemos com muita força, fé, perseverança e esperança de dias melhores sempre! Nunca desanimem, nunca desistem... Pois Deus estará sempre conosco!
... Fiquem com Deus e vamos sempre dinamizar e celebrar nossos encontros com muito amor e carinho! Falando sério... Brincando! A todos vocês... Paz e Bem!

Os Dez Mandamentos da Lei de Deus! Vamos falar deles com as crianças! 
Objetivos: Fazer as crianças entenderam sobre cada mandamento... E mais do que gravá-los, vivenciá-los a cada dia e não ter vergonha de segui-los.

Oração inicial: Senhor, fazei-nos entender cada Mandamento que vamos aprender no encontro de hoje... (Pai Nosso)

Acolhida: Folhas com o desenho para colorir no final do encontro.                                      ( No fim da postagem)

A chave
Você conhece os Dez Mandamentos da Lei de Deus?

Histórias
Os Dez Mandamentos
1º Amar a Deus sobre todas as coisas
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
3º Guardar domingos e festas de guarda
4º Honrar pai e mãe
5º Não matar
6º Não pecar contra a castidade
7º Não roubar
8º Não levantar falso testemunho
9º Não desejar a mulher do próximo
10º Não cobiçar as coisas alheias
 
Explicação
Se me amais, guardareis os meus mandamentos. João 14:15
Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda, esse é o que Me ama. João 14:21
Sabemos que O conhecemos se guardamos os Seus mandamentos. I João 2:3
Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade. I João 2:4

Partindo do concreto
Dinâmica: Orientação
Objetivo: compreender que não há melhor guia e orientador que Deus.
Norte, sul, leste, oeste.
O orientador explica que cada parede da sala será um ponto cardeal (norte, sul, leste, oeste).
Então o joga consiste em falar um dos pontos e as crianças virarem para aquele lado. Quem for errando sai do jogo até sobrar só um.


Atividade
Colorir o desenho

Guardando
Os mandamentos me ajudam a viver esta vida bem mais feliz e a ter a possibilidade de uma vida eterna, sem dor, tristeza, separação ou choro. Quem ama faz regras e obedece a regras.

Encerramento

Você pode usar este desenho após a dinâmica para mostrar às crianças a direção correta dos pontos cardeais.











Para pintar

33 comentários:

  1. Ola Elany, sou catequista faz seis meses que estou com um grupo, e estou exatamente trabalhando com meus pequeninos os Dez Mandamentos. Foi otimo ter entrado na sua página.
    bjus e fk com DEUS♥
    Lanny

    ResponderExcluir
  2. sou catequista do 1° período e gostei muito de ter entrado neste site porque é a primeira vez que trabalho com catequese e não tive curso nenhum até agora sigo um planejamento com livros dado pela coordenadora.Mas sempre estou buscando inovar.gostei muito das ideias para poder incentivar os catequisando e também traZÊ-LOS PARA REALIDADE DE FORMA BEM SIMPLES.FOI MUITO CONHECER ESTA PÁGINA

    ResponderExcluir
  3. Que bom... "anônimo"... Espero poder ajudar sempre! Se precisar de ajuda é só me contatar pelo email: elanyfalk@bol.com.br
    Deus te abençoe em sua caminhada!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  4. ola elany meu nome é lorainy e adorei o seu site . me ajudou mto com as sua ideias mto legal. os meus meninos adoraram

    ResponderExcluir
  5. oberdan-ferreira@hotmail.com2 de abril de 2011 10:13

    oi elany meu nome é oberdan gostei muito do seu site.ano passado catequizei criança da primeira eucaristia, esse ano estou catequizado jovens p/ crisma.se voce relacionado a crisma por favor mande p/ mim....beijooo deste já agradeso de tudo...

    ResponderExcluir
  6. Ola Elany, sou catequista a 16 anos e 4 como Coord. Paroquial. Sempre busco algo novo para encrementar minha Equipe. Adorei seu blog, continue assim, semeando sempre no canteiro do Senhor.
    Deus te Abençõe.
    André:) Paroq. N Sra da Soledade-MG

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou...
    Jesus sempre nos abençoe!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. todo meu carinho pra você também!
    Deus lhe abençõe sempre!

    ResponderExcluir
  9. Oi Elany,adorei seu blog! estou iniciando nesta caminhada estou adorando fazer este trabalho com os pequeninos,já peguei várias idéias suas muito obrigado por dividir conosco. Paz e bem para você.

    ResponderExcluir
  10. Que bom Paloma.
    Fico muito feliz com isso...
    Deus te abençoe e te proteja...
    E milhões de beijos para os seus pequenos.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  11. oi ELANY sou catequista,estava sem catequisar ha dois anos por motivos pessoais,mas graças a DEUS estou de volta e amei seu blog é muito proveitoso e interessante.que DEUS continue te abençoando.obrigada por dividir conosco sua ideias.fique na paz de DEUS.ADELIA..

    ResponderExcluir
  12. Muito legal suas atividades, estou encantada com o blog e com tudo o que tem nele. Que Deus a abençoe sempre. Abraços Josiane

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pelo seu carinho Josiane! Fique sempre à vontade por aqui! Jesus te abençoe sempre! Beijo carinhoso e cheio de alegria para você! Paz e Bem minha florzinha!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo seu carinho, meu anjo Adelia.
    Deus te abençoe a cada dia! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  15. Hoje estou bastante angustiada,nós catequistas tivemos uma reunião c/ o padre de nossa Paróquia. Ele está iniciando agora.Sabe ele proibiu os catequistas de dar pirulitos e mimos p/ catequizandos.Segundo ele porque nem todos os catequistas podem dar.Achei um absurdo, o + triste q/ eu penso como vc a criança deve aprender brincando. O q/ faço é c/ amor, adoro minhas crianças ( são iniciantes de primeira Comunhão).

    ResponderExcluir
  16. Olha meu anjo, realmente é uma situação complicada mesmo. Porém é preciso ressaltar que o uso de guloseimas, mimos, etc e tal é uma forma de ajudar na evangelização e que não é preciso fazer uso destes em todos os encontros. Seria interessante dialogar melhor com o padre em sua paróquia. Até por que, acredito que a própria Igreja deveria ajudar com certa quantia, para que os catequistas pudessem realizar encontros diferentes. Não sempre, mas de vez em quando. Se isso não for possível, pense na possibilidade de implantar na sua comunidade, o dízimo mirim com os catequizandos. Eles poderiam doar o quanto pudessem mensalmente e este dinheiro ficaria numa caixinha, para que os catequistas pudessem utilizá-lo da melhor forma. Poderiam até deixar este valor com o próprio padre ou então o tesoureiro da paróquia. O importante é evangelizar as crianças com métodos que os faça verdadeiramente aprender, brincando.

    ResponderExcluir
  17. Gostei demais deste blog, me ajudou bastante em relação algumas coisas, sou catequista, e estava querendo me informar mais sobre esse universo que é ensinar crianças....
    Obrigada pela ajuda!
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  18. Que bom Luzielly. Quando precisar de algo, conte comigo. Ficarei sempre feliz em ajudar!
    Beijos no seu coração!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  19. oi! sou catequista de perseverança e pré-iniciação , é muito bacana suas idéias.estou inovando bastente meus trabalhos. paz e bem.

    ResponderExcluir
  20. oi, sou catequista e estou encinando os dez mandamentos.
    só que estou dando provas pra eles,e percebi que aprenderam muito com essas atividades.
    e sempre faço isso e dá muito certo.

    ResponderExcluir
  21. Olá João Eudes, Paz e Bem!
    A Catequese não é aula de religião. E muitas vezes, as provas fazem com que não cheguemos ao nosso objetivo: Fazê-las com que tenham um encontro verdadeiro com Jesus. Procure trabalhar com textos, teatros, dinâmicas, encontros celebrativos, visitas ao Sacrário, encontrões para integração de turma, gincanas... É uma excelente forma didática para trabalhar com os pequenoss. Precisando de dicas, estamos aqui... Abraço fraterno pra você. Muita Paz e todo Bem!!!

    ResponderExcluir
  22. ola sou catequista ha 4 anos e sempre que preciso procuro ajuda no seu blog,obrigado por nos ajudar,que DEUS continue te iluminando e assim continuar nos ajudando.o seu blog e tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pelo carinho Reinice!
    Fico muito feliz que este nosso blog possa chegar até vocês. Tudo para honra e glória de nosso Senhor Jesus! Beijos!

    ResponderExcluir
  24. sou catequista do pré-etapa.me chamo simone,foi muito bom pra mim,visita-la o conteudo é muito bom.ainda não tinha falado sobre os dez mandamentos.os achava pequeninos demais para compreender,mas percebi que essa é a hora.obrigada

    ResponderExcluir
  25. Cíntia Oliveira7 de julho de 2012 23:57

    Olá Elaine, adorei seu blog, muito legal, este é meu segundo ano como catequista de uma turminha de nove crianças, adorei a dinamica dos pontos cardeais! Continuarei visitando e indicando seu blog :) Obrigado pela super ajuda!!! A paz, cíntia oliveira

    ResponderExcluir
  26. tenho 15 anos e estou auxiliando na aula de crisma tem alguma dinâmica para este grupo?

    ResponderExcluir
  27. Olá Alexsandra.Paz e Bem!!!
    Uma ideia e tentar adaptar alguns temas que encontra aqui. Sempre fazia isso quando era catequista de Crisma. Se quiser algo específico, envia para o email do blog. Ajudarei com carinho!!! Beijo no coração meu anjo.

    ResponderExcluir
  28. olá Elany depois de fazer minha visita semanal rsrs estou deixando meu comentário, gosto mto do seu blog me ajuda bastante com minha turminha de catequese, mas percebo que vc anda um pouco ocupada e não está fazendo mais postagem.
    Peço desculpa se não for exata a minha observação e por favor desconsiderar um bj e fica sempre com Deus. edizienefreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Estou meio sumida mesmo Ediziene, mas voltarei, com a graça de Deus. Algumas perdas aconteceram em minha vida, minha amada avó e amado tio, e também com as atividades da Catequese: Minha turminha fez Primeira Comunhão no domingo, e estava atarefada com as atividades. Não demorarei e obrigada pelo post, se sente saudades, e sinal que faço falta, rs.
    Beijokas meu anjo!

    ResponderExcluir
  30. Olá Elany ... Adorei seu blog,estava um pouco confusa em saber como deveria ensinar para os meus pequeninos os 10 mandamentos!! Depois de suas postagens td ficou mais claro,e agora concerteza irei passar para eles de uma forma diferente e divertida para qe eles aprendam e vivenciem isso na comunidade e sociedade ...
    Valeuuu !!!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei seu blog. Sou catequista e achei coisas para minha catequese. Obrigada, Andréa

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!