quarta-feira, 28 de julho de 2010

Setembro: Mês da Bíblia! Dinâmica

Prepare o ambiente: Faça um caminho no chão com pedras e no centro coloque desenhos de pés cortados, que podem ser feitos de cartolina colorida. E no final do caminho, coloque a Bíblia aberta, com uma vela acesa e flores ao lado. E uma Bíblia fechada, com uma vela apagada e flores murchas do outro lado:










Em um recipiente bem bonito, como uma grande taça por exemplo, coloque vários pirulitos em formato de pezinhos, encontrados em qualquer loja de doces, que deverão ser lavados e secos, para que possam ser utilizados na hora da dinâmica. (Lavados e secos, mas continuam na embalagem)
E encha uma caixinha a sua escolha com balinhas ou jujubas no formato de coração.










Use também flores, crucifixo, para criar um ambiente bem legal e interessante. Que possa provocar na crianças aquela sensação de: O que vai acontecer por aqui?
Os receba com bastante alegria, beijinhos, abraços e peçam que sentem nas cadeiras que já estarão em círculo, em torno daquele bonito cenário que você já montou no chão.(Para montar o seu ambiente, forre o chão com TNT)

Dinâmica:
Inicie perguntando as crianças o que é a Bíblia para cada uma delas? (Deixem que falem)
Vocês leem a Bíblia crianças? Sempre! Diariamente? Porque?
Vocês sabiam que nela está contida a Palavra de Deus e que ela ilumina o nosso caminho?
Alguém aqui já leu a Bíblia inteirinha?
Vamos agora fazer uma experiência?
Muitas pessoas dizem que a Bíblia tem muitas estórias, é muito grande e às vezes, até chatinha para ser lida diariamente. E o mais engraçado é que muitas dessas pessoas nunca experimentaram parar um minutinho para ler algum livro que faz parte da Bíblia. Então, como podemos saber se ela é legal ou não se nós não a experimentarmos?
Peguem cada um 1 pirulito dentro da taça e reparem o formato do pezinho. Pensem que são seus pés, em direção aos caminhos de nosso amigo Jesus. Agora coloquem na boca sem tirar a embalagem e sintam o sabor... (Explique que os pirulitos foram lavados) e deixem falar, pois com certeza reclamarão. Agora retirem a embalagem e experimentem o doce sabor...
Assim é a nossa vida com a Palavra de Deus. Devemos lavar o nosso coração, rezar e pedir a luz do Espírito Santo para iluminar a nossa mente, para que assim possamos ouvir e sentir o que Deus nos fala.
Peçam para que reparem na diferença das duas Bíblias, fechada e aberta. Quando em nossa casa a Bíblia fica exposta, servindo apenas para enfeite, ela fica cheia de poeira e assim fechada, não podemos ouvir Deus falando conosco. Nossa vida fica apagada como essa vela e nossas flores do coração, murcham, nos deixando tristes.



















Já o contato diário com a Bíblia, acende a luz do nosso coração, abre os nossos ouvidos para ouvir o que Deus quer falar conosco e deixam nossas flores bonitas e cheias de vida.
Mas também há um porém...
Onde devemos guardar a Palavra de Deus em nossa vida? (Deixar que respondam)
No coração! (Pedir que peguem suas balinhas ou jujubas de coração e ofertar ao seu amigo ao lado.
Exatamente. Em nosso coração para que assim possamos passar para os nossos irmãos e não guardá-la  conosco...
Termine o seu encontro reforçando a importância da Palavra de Deus em nossa vida e pedindo que não esqueçam de levar a Palavra de Deus a cada encontro da catequese.
(Escreva a Oração do Espírito Santo numa cartolina) e termine esse encontro fazendo essa oração com eles.
Paz e Bem!

52 comentários:

  1. bom ola achei um pouco complicada.se possivel por favor uma se ser complicada.fica com deus!

    ResponderExcluir
  2. Achou complicada meu anjo? Sem problemas! Em breve postarei uma mais simples para você!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de sua dinâmica, entendi e irei aplica-la, aos meu catequizandos, e mais ainda aos pais presentes dos mesmos.
    um abraço e fique com Deus.

    Roberto(Itaqua)

    ResponderExcluir
  4. gostei muito Elaine!
    Agora irei fazer também com a minha turma da catequese, e de preferência com os pais presentes pois assim eles também possam participar.
    um abraço e fique com Deus.
    Roberto-Itaquaquecetuba.

    ResponderExcluir
  5. olha eu gostei muito da ideia vou adaptar e trabalhar com minha turma de catequese

    ResponderExcluir
  6. achei exelente
    parabens a dinamica e otima e o q precisava p/ trabalhar c/ minhas crianças.
    q deus t abençoe

    ResponderExcluir
  7. Que bom meus anjos!
    Deus os abençoe em seus encontros!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. ACHEI MARAVILHOSA E MUITO CLARA PARA AS CRIANÇAS . MUITO OBRIGADA !! ABRAÇOS.
    QUE DEUS TE ABENÇOE !!

    ResponderExcluir
  9. muito bom
    pretendo fazer com os meus catequizandos
    Deus abençõe

    ResponderExcluir
  10. jacqueline de Souza13 de junho de 2011 16:20

    Achei muitou legal vou fazer hoje com as criancas no meu encontro refernte a biblia hoje aqui em Porto Alegre nossos encontros sao nas casas com a familia eu tenho 8 criancas e uma vez por semana e na casa de uma e no sabado a gente se encontra todas as turmas para a missa das criancas deus te abencoe Lany.

    Jacqueline de souza Porto alegre rs 51 85358614

    ResponderExcluir
  11. Amém Jacqueline, bom encontro pra você!
    Quando precisar de alguma coisa, conte comigo!
    Se eu puder ajudá-la... Farei com carinho...

    ResponderExcluir
  12. gostei muito dessa dinamica vou aplicar no encontro com os pais dos catequizandos. moro en sta rita no py. fica com Deus. leonice costa

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelas suas dinamicas...gostei muito e vou aplicá-la na minha turminha...

    ResponderExcluir
  14. Elany,
    Suas mensagens tem ajudado muito em nossa catequese. Estou começando agora e é preciso encontrar sempre uma forma de ter a atenção das crianças. Que Jesus continue abençoando e iluminando você em sua missão.

    ResponderExcluir
  15. MARAVILHOSO!!! PARABÉNS LINDA DINÂMICA, TUDO QUE EU ESTAVA PRECISANDO.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que gostou Jonathan. Sinta-se a vontade por aqui. E depois nos conte como foi o seu encontro!
    Abraços carinhosos...
    Paz e Bem ...

    ResponderExcluir
  17. Um beijo carinho para você Jaqueline, Conte sempre comigo...
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  18. Oi Elany!
    Gostei muito da sugestão. Trabalhou de forma lúdica e com certeza as crianças jamais esquecerão a importância da bíblia.
    Que o Espírito Santo continue a iluminar sempre. Carla

    ResponderExcluir
  19. Olá Elany.

    Adorei Essa dinamica, era o qu eu precisava para começar a trabalhar o mês da bíblia com meus catequizandos.

    Parabéns. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  20. Que bom Ilze, fico sempre feliz em ajudar...
    Conte sempre comigo ...
    Beijo grande, paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  21. Mariana Mendes de Almeida1 de setembro de 2011 15:24

    Olá! Bela dinâmica, totalmente adequada para minha turma, pois preciso mexer muito com o "belo" e o "lúdico" com eles. Este Blog é ótimo! Gostei muito de tudo aqui. Vou usar a ideia no meu encontro de sábado.Deus a abençoe, paz e bem!

    ResponderExcluir
  22. Amei adinamica,otimo para trabalhar o mes dabiblia.Vou trabalhar com ela no nosso primeiro encontro do mes de Setembro.
    Parabens!!Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  23. adorei sua idéia e olha só vendo a ilustração do caminho pensei também na brincadeira de trilha, lembra aquela de tabuleiro onde se joga o dado pula quantas casinhas e de repente tem uma com um volta tantas casa fica sem jogar pensei em adaptar com leituras bíblicas, advertências vc não leu a bíblia hoje fique sem jogar, adorei tua idéia uluminou-me para outras e acho que está tb irá gostar, vou aplicar amanhã com meu grupo, depois de conto , SALVE MARIA.BJ, CATEQUISTA CAROLINE CORSO POA

    ResponderExcluir
  24. Que bom Carol, Deus te iluminou com esta ideia maravilhosa. Que já me fez criar outras coisas também ... rs
    Assim age o Espírito Santo... Sempre nos dando criatividade... Beijo grande e não deixe de passar por aqui, para dar notícias do seu encontro...
    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  25. Um beijo carinhosíssimo para você Malú! Que bom que você gostou da dinâmica. Beijo grande meu anjo!!!
    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Elany a Paz de Jesus!
    Amei a sua dinamica genial!
    Vou aplicar com os meus catequizandos neste mes da Bíblia! Muito obrigada e que o Senhor continue a te iluminar!
    Camilli.

    ResponderExcluir
  27. Que bom Camilli...
    Deus te abençoe e proteja!!!
    Um beijo carinhoso pra você minha linda!
    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  28. Gostei mto,irei adaptá-la ao meu grupo,bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi Elany.
    É a primeira vez que entro no seu site. Estava buscando uma dinâmica para iniciar o mês da biblia e fui muito abençoada em encontrar a sua.
    Preciso de algo que prenda a atenção dos meus catequizandos e esta dinâmica será perfeita para meu propósito.
    Deus te abençoe.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da dinâmica. Parabéns. Vou adotá-la com algumas adaptações para os adfolescentes. Bjs Silvia

    ResponderExcluir
  31. Isso mesmo Silvia. Beijos! Deus te abençoe meu anjo! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  32. Adorei seu blog.Muito criativo.Com certeza enriquece o conhecimento do catequista que busca preparar sua aula com bastante dinâmica.Que Deus te abençõe e continue assim nesta evangelização.

    ResponderExcluir
  33. Amei.Superinteressante.Já comecei os meus encontros sobre Bíblia,mas irei aplica-la no final do encontro.Parabéns!

    ResponderExcluir
  34. òtima! Gostei muito dessa dinâmica irei fazer num encontro de formação com catequistas depois, irei aplicá-lo na minha turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria José! Depois conte para nós os resultados. Beijos!

      Excluir
  35. Oi Elaine adorei a sua dinamica, vou fazer na quarta feira dia 22/08/2012, será que vc tem a imagem dos pes pra me enviar por email (limauscavacini@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito de sua dinâmica, amei de verdade.Vou aplicar com as crianças do meu grupo,que DEUS te ilumine e te dê muitas bençãos,dons,forças e saúde...
    (Lucileide)

    ResponderExcluir
  37. Gostei de mais ainda mais agora no mês da bíblia!!!ivan

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Elany, que Deus continue te iluminando sempre.
    Obrigada por dividir o seu Dom com todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho Marcela.
      Deus abençoe a nós todos.
      Paz e Bem!

      Excluir
  39. Amai o seu trabalho é a primeira vez que entro no seu blog agora em diante vou sempre lhe fazer uma visita beijos e muito obrigada

    ResponderExcluir
  40. LEGAL ESSSA DINÂMICA, FIZ NESSE ÚLTIMO SÁBADO DE SETEMBRO COM AS CRIANÇAS DA CATEQUESE. CONSEGUI TODO O MATERIAL PARA FAZÊ-LÁ.ELAS GOSTARAM MUITO!
    TODA SEMANA VISITO SEU BLOG PARA PRERARAR OS ENCONTROS,POIS NO MOMENTO ESTAMOS SEM MATERIAL.
    FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  41. Ola Eliane, muito bacana essa dinamica meus parabens, tenho certeza de que Deus a iluminou. As crianças deve te amar, não só pelos doces mas pelos ensinamentos da palavra e a dedicação para com elas. Deus a abençoe.

    Rogério de lima (Legionário de Maria)
    Igreja Nossa Senhora Aparecida Poá, São Paulo

    ResponderExcluir
  42. Ameeeei! Vou preparar com meus pequeninos. Parabéns e que Deus continue te iluminando!

    ResponderExcluir
  43. Gostei muito, essa dinamica vai me ajudar .Pelo amor de Jesus não para de enviar essas dinamicas. bj.p.vc. Elaine.

    marinalva Souto

    ResponderExcluir
  44. ATRELADOA ESTE ENCONTRO MUITO BOM EU TE DOU A IDÉIA DE UMA GINCANA BIBLICA CATEQUÉTICA POIS AS CRIANÇAS AMAM ESTE TIPO DE ATIVIDADE. FICA O TOQUE

    ResponderExcluir
  45. Ótima dinâmica, dessa forma as crianças assimilarão melhor a importância da palavra de Deus em nossa vida e aprenderão a ter gosto por ela. Deus continue iluminando sua criatividade!

    ResponderExcluir
  46. Parabens pela dinamica meus catequisandos vao adorar.juliana abraco

    ResponderExcluir
  47. gostou muito e vou usa no meu encontro de catequese obrigado paz e bem!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!