quarta-feira, 7 de julho de 2010

Trabalhar mês Vocacional com as crianças na Catequese!

Teatro mês vocacional na catequese!
 Vocação, Luz Divina!

Elenco:
Pessoa com papel de enviado de Deus;
03 crianças com as quais o enviado de Deus irá conversar;
Uma cruz humana formada por crianças.

O enviado de Deus entra em cena, conduzindo uma luz (vela) e se aproxima da primeira criança e lhe diz: 

Enviado: Esta é a Luz de Cristo para iluminar o seu caminho!
Criança: O que é isto?
Enviado: Esta é a Luz que irá te guiar por toda a vida e por todos os lugares.
Criança: Mas quem disse que eu quero ter essa luz? Eu não vou a lugar nenhum!

 A criança apaga a vela e volta ao seu lugar. O enviado decepcionado fala:

Enviado: Jamais podemos esquecer ou apagar a Luz do Chamado que Deus faz a cada um de nós.

O enviado se dirige ao segundo jovem, acende-lhe a vela dizendo:

Enviado: Que a Luz de Cristo brilhe em seu coração!  

A segunda criança se levanta e pergunta:

Criança: Nossa! Que brilho lindo! De vem esta Luz? Quem é você?
Enviado: Eu sou apenas um amigo que lhe trouxe um pouco de Luz. Com esta Luz,ilumine o caminho daqueles que ainda estão na escuridão.
Criança: Não! Esta Luz é só minha! Não vou reparti-la com ninguém. Não, não...
Enviado: Quanto egoísmo! Fomos chamados para servir e não para ser servido.
O enviado se dirige a terceira criança, acendendo-lhe a vela e diz:

Enviado: Eis que te envio ao mundo para que sejas Luz entre as nações!

A criança se levanta e fala:

Criança: Ainda bem que Deus se lembrou de mim. E o senhor, quem é?
Enviado: Sou apenas alguém que Deus enviou para mostrar-lhe a Luz da Vocação
Criança: Mas o qu eu devo fazer? Como posso retribuir essa bênção de Deus?
Enviado: É muito simples. Essa Luz é o chamado de Deus, a sua vocação. Nunca deixe que essa Luz fique escondida no seu interior, mas coloque-a em lugar de destaque para que ela brilhe e ilumine a todos que estão ao seu redor.
Criança: Mas, e se esta luz se apagar?
Enviado: Não, minha criança, aquele que de coração partilha essa Luz com os irmãos, jamais terá seu brilho apagado e sim cada vez mais aumentado.
Criança: Obrigado Senhor! Dai-me forças para ser Luz para os meus irmãos!

A criança caminha e acende as velas da cruz humana que está no meio do palco. Em seguida, a criança acende a vela da segunda criança que a ajuda acender e a levantar a primeira criança... Ao final todos dizem: "Deixem a Luz de Deus brilhar em seus corações. Digam SIM ao seu chamado!"
Pode-se tocar também um canto vocacional no fim da apresentação: Paz e Bem!

OBS: Teatro adaptado do Jornalzinho Missão Jovem!

10 comentários:

  1. Que lindo!
    Sou catequista, vou usar esse teatro em minha comunidade...é um texto simples, mas extremamente forte para quem compreende!
    Muito bom mesmo!

    Paz e Bem!!!!
    *.*

    ResponderExcluir
  2. obrigada, obrigada, obrigada. Usaremos no dia 22/08 na missa das 7h. Assembleia quase na totalidade de terceira idade.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! Muito legal vou indicar esse teatrinho para minha amiga que é catequista. Valeu Elany. DEus a abençoe sempre! Obrigada! A Paz do Senhor! Ide e anunciai! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da sugestão de teatro para trabalhar o tema vocação com as crianças. Vou sugeri-lo para as catequistas. Parabéns pela iniciativa. abraços

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou...
    Deus os abençoe sempre!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  6. muito bom, estou fazendo meu planejamento para o 2° semestre e já copiei para por em pratica em agosto, depois passa no meu blog para conferir,mas só em setembro vai esta essa postagem ok?
    que Deus te abençoei! bjs!

    ResponderExcluir
  7. Bom poder ajudar meu anjo. Vou passar em seu blog sim. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. que legal otima criatividade

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou. Juntos somos mais. Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!