sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dinâmica: Sacramento do Batismo!

Paz e Bem amigos catequistas!
Olhem que ideia legal para trabalhar o Sacramento do Batismo com as crianças. Nos stands do Congresso, aprendemos essa dinâmica, para ser trabalhada com os adultos. Mas pode ser adaptada para trabalhar com os pequenos.

Material:
  • Bonequinhos de papel ofício branco, com um palitinho colado nas costas.                                            ( No tamanho de 10 cm a 12cm).
  • Uma ou duas gotas de Povidine misturada a meio copo com água
  •  Meio copo com água sanitária misturada a meio copo com água pura.                                                                                                                                                           Esses materias podem ficar arrumados e disponíveis em cima de uma mesinha previamente preparada. Se não tiver disponível o Povidine, você poderá utilizar anelina vermelha (Preferível neste caso, o Povidine)                                                                                                                                                      Converse com eles sobre os Sacramentos... Sobre as graças de Deus que chegam até nós. Fale que o Batismo é muito importante para a nossa vida, pois ele nos "limpa" do pecado. Seja criativo. Utilize métodos como fantoches para contar a história do pecado original. Fale da Criação do Homem e da Mulher... Depois peça para que eles peguem seus bonequinhos e mergulhem na porção misturada com água e Povidine e depois na porção de água com água sanitária. Faça tudo bem devagar. Explique com paciência. E termine dizendo que uma vez marcados pelo Batismo, para sempre marcados pelo Amor de Deus em nossas vidas! 
  Achei muito interessante essa dinâmica e diferente para trabalhar com os eles. O legal é que todos eles podem participar dessa experiência. O ponto central é colocar no coração de cada catequisando a importância do Batizado e de se viver como filhos e filhas de Deus, cada um em sua missão , na Santa Igreja Católica!  Espero que gostem! Paz e Bem!                                                                                                                               

10 comentários:

  1. muito legal a dinÂmica d++++++++

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Mariana...
    Deus abençoe a sua vida minha querida!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa dinânica, mas só uma dúvida o que é povidine e onde eu encontro . meu email é erica.magro@itelefonica.com.br, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. já fiz esta dinamica para falar do pecado, quando colocamos o povidine na água e com se estivesemos manchando o nosso coração, então coloco dentro da jarra uma cruz bem enxarcada de agua sanitária e a água que estava suja fica límpida novamente, é o que a confissão faz com o coração da gente...

    ResponderExcluir
  5. Que página linda. Parabéns pela iniciativa, por compartilhar tanta coisa boa com as outras pessoas. Vc está evangelizando mto bem, sendo sal e luz para os outros. Q Deus te abençôe. Gildênia. Palmas-TO.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo seu carinho Gildênia!
    É o Espírito Santo que nos dá luz e força para continuar nesta caminhada tão bonita e abençoada! Espero poder sempre ajudar os meus amigos catequistas.
    Beijos nos seu coração!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS, ELIANY,
    AMEI ESTA DNÂMICA, VOU USÁ-LA NO CURSO DE BATISMO NA PARÓQUIA S. JOSÉ OPERÁRIO AQUI EM ITABATÃ BA.
    BEIJOS, VC É MESMO ABENÇOADA!
    DEUS LHE ABENÇOE.
    MAGALY.
    ITABATAN,MUCURI ,BA.23-02-2012

    ResponderExcluir
  8. tambem irei fazer no curso de batismo na paroquia santa eudoxia aqui em são carlos.
    deus lhe abençõe

    ResponderExcluir
  9. Adorei, eu tenho povidine em casa, na hora que fiz o meu sobrinho ficou todo encantado rsrs como se fosse uma mágica. Obrigado pela dica, ajudou muito... Que Deus te abençoe! Ass: Ivanete ( catequista de Seropédica RJ)

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!