terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como criar um ambiente adequado e acolhedor para os encontros de catequese!


A sala deverá estar sempre limpa, conter um quadro para pequenas anotações e algumas dinâmicas, ( Nunca para passar deveres), local apropriado para o Crucifixo, Bíblia, velas e cartazes com o tema do dia. As cadeiras deverão estar sempre em círculo, nunca atrás uns dos outros, para fugir do ambiente escolar. Pois são encontros e não aulas. É legal também deixar disponível um mural para que as datas dos aniversários sejam expostas, assim como, as fotos que você tirar da turma. Escreva em pequenos papéis, números ordenados de 1 até a quantidade de catequizandos que você tem e dobre, colocando na caixinha. Enumere as cadeiras SEMPRE em círculo. Na hora da acolhida, deixe a caixinha próximo a entrada e peça às crianças para pegarem o seu. Eles deverão abrir o seu papel, verificar o seu número e sentar no mesmo número que estará colado na cadeira. Essa é uma dinâmica que ajuda a quebrar aqueles "grupos de panelinha" e faz com que a cada encontro, as crianças passam a conhecer o coleguinha ao lado. Na mesa do catequista você não poderá esquecer de colocar a lista de chamada e sua pasta com o seu material de apoio para o encontro. Pode-se criar também um cantinho especial para oração. Com imagem de Jesus e Nossa Senhora e uma vela acesa. Já li em um blog também, que fica interessante colocar uma almofada próximo a esse cantinho da oração. Assim, você poderá pegar um ou outro, para rezar ali, por alguém necessitado da família, ou simplesmente, pela turminha mesmo de catequese. Talvez fosse legal, tentar fazer um ambiente "fechado" com uma toalhinha de tnt, para que  criança fique mais a vontade para conversar com Deus. E o mais, use a sua criatividade, a sua imaginação. É preciso fazer de tudo para que a criança se sinta à vontade, num ambiente propício a um verdadeiro encontro com Jesus. Se você tem fotos ou textos com sugestões de como arrumar a sala para dar sus encontros de catequese, envia para que possamos partilhar com os nossos irmãos catequistas. Será sempre um prazer mostrar o seu trabalho por aqui. 
Paz e Bem!

13 comentários:

  1. Oiiii, adorei a dica.
    Estou preparando minha sala e vai ser muito útil.
    Obrigada.
    Adorei seu cantinho e voltarei para ler outros post.
    Trabalho com crianças de 05 a 07 anos, se tiver alguma dica pra me passar eu agradeço rrsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou meu anjo! Tenho algumas dicas no blog de trabalhos com a pré catequese. Vou fazer algumas pesquisas e assim que tudo estiver completo, tento preparar algo para postar para vocês!
    Muitos beijinhos tia Renata. Deus esteja sempre contigo!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine, tudo bem?
    Adorei o blog e as dicas, muito obrigada!!! Infelizmente, lá na minha paróquia, o local da catequese passa por um probleminha... Nossa paróquia ainda está em construção, e as salas de catequese NÃO estão prontas, ou seja, temos um espaço "inadequado" para a catequese, sendo ou dentro de um pequeno "salão de festas" no fundo da Igreja (que está uma bagunça danada), ou dentro da própria igreja. Preciso muuuuito de dicas de, mesmo com essas adversidades, transformar o ambiente em mais acolhedor e aconchegante para a catequese!
    Será que se eu tirasse algumas fotos do nosso espaço, você me ajudaria?
    Um grande abraço!!!
    A luz de Deus em sua vida!
    Cacau

    ResponderExcluir
  4. Oi Cacau, meu anjo, paz e bem.
    Com toda certeza você pode fazer isso sim... Mande as fotos para pensarmos juntas numa possível sugestão para os seus encontros. Terei o maior prazer em ajudar... O email é elanyfalk@bol.com.br
    Envie fotos do salão e da igreja...
    Tenho certeza que tudo sempre caminha para o bem, para aqueles amam a Deus.
    Muitos beijos no seu coração minha querida! E muito bem vinda ao blog!
    Jesus te abençoe e todos aqueles que contigo estiver...
    Abraços Fraternos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei suas dicas, mas na minha paroquia é complicado fazer isso, pois o centro catequetico é usado por varios grupos, é complicado manter limpo, e colar fotos é outra "briga" pois não aceitam que colemos nada nas paredes do centro catequetico. Você falou sobre dever, eu não dou dever mas quase sempre eles levam uma pesquisa para fazer em casa, uma pergunta que necessitam da ajuda da familia algo que como uma atitude que vão tomar juntos. Pode parecer um dever mas é uma maneira de fazer a familia colaborar, continue com seu otimo trabalho. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nossa. Que legal suas dicas. Vou aplicar na minha turminha a ideia de sortear os lugares!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  7. oi,gostei muito das dicas, é meu primeiro ano como catequista e suas dicas tem me ajudando muito!!! Que Deus te ilumine.

    ResponderExcluir
  8. Que bom Salette... Sempre que precisar, se eu puder ajudar... Farei com carinho...
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Elany, parabéns gostei muito do seu blog, muito interessante, gostei muito do cantinho da oração, sou catequista há 5 anos e aprendi muitas coisa com seu blog... beijos e espero que você seja sempre assim ajudando os outros

    ResponderExcluir
  10. oi Elany, bom dia! Você é uma pessoa abençoada. Este é meu 1º ano como catequista e estou amando poder servir a Deus desta maneira, colocar as crianças mais em contato com Jesus e seus ensinamentos. A minha turminha é grande, quase 20 crianças de 8 anos (somos em duas catequistas) e no próximo encontro, com certeza vou fazer a dinamica de numerar as cadeiras pois eles ainda se dividem em clube do bolinha e luluzinha! rsrs O que você sugere para, numa turma grande assim, prender a atenção de todos? Temos uma apostila para seguir nos encontros e a liberadade de trazer outros assuntos também. A nossa dificuldade é que temos 2 crianças especiais na turma, uma c/ dificuldade de audição e a outra, não sabe ler/escrever. por favor, me ajude a trabahar da melhor maneira....obrigada. Um abraço, fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabéns pelo seu sim a Deus meu anjo. Ser catequista é bom demais... A dinâmica das cadeiras é ótima para "evitar" que grupinhos que já se conhecem, fiquem fazendo "panelinhas"...
      O ideal seria uma catequista preparada para lidar com as crianças especiais. Mas acho importante colocar os outros bem próximos dessa realidade, para que aja respeito desde pequenos... Afinal, tudo bem ser diferente... Sua turma realmente é bem grande. Lembro que nossa antiga coordenadora nos dizia que o ideal seria se tivéssemos mais catequistas, para no máximo, disponibilizar 12 catequizandos por turma. Trabalhe com atenção, com amor, usando a sua apostila, proporcionando atividades, brincadeiras, dinâmicas e gincanas. Levando também momentos de espiritualidade, de oração e serviço. Com orações e disponibilidade o Espírito Santo te conduzirá. Conte comigo pro que precisar. Se eu puder ajudar, farei com amor e carinho. Beijo grande. Paz e Bem!

      Excluir
  11. gostei muito do blog
    e tenho muito material de quiser me manda um email:
    labonekyta@hotmail.com

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!