segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Encontros prontos para Campanha da Fraternidade! Crianças e Adolescentes!


A partir de hoje, vou disponibilizar semanalmente, um material muito produtivo para você trabalhar seus encontros de catequese, com o tema da Campanha da Fraternidade.
Se quiser comprar o livrinho; Procure nas livrarias católicas da sua cidade.
Editora Vozes, Paulinas, etc...

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Encontros Catequéticos com crianças e adolescentes.
CNBB

Que nossos catequizandos aprendam com o Mestre a caminhar no espaço onde eles vivem anunciando a urgência de assumir novas posturas a fim de colaborar com o "passar o nosso planeta a limpo".

Primeiro Encontro
Fraternidade e Vida no Planeta

1_ Abrindo o nosso coração:
Saudação inicial_ Oração da Campanha da Fraternidade 2011 ( Já disponibilizado aqui no blog)
Dinâmica para abrir o coração; Quem sou eu?
Finalidade: Promover a integração do grupo, procurando levantar expectativas para estudos da CF de modo que fique mais fácil o autoconhecimento.

O que vai ser usado: Canetinhas coloridas, papéis, fita adesiva.

Como realizar:

1- Distribuir para cada participante um papel e pedir que escrevam o nome e criem um símbolo da natureza que os represente bem como uma palavra que simbolize suas expectativas em relação aos estudos da CF.

2- Quando todos estiverem prontos, deverão colar o papel no peito e circular pela sala observando os nomes, os símbolos e as expectativas de cada um.

3- Formar um círculo e cada catequizando se apresenta; fala do seu símbolo, explicando-o para o grupo sua expectativa e finalmente o seu nome.

4- Colocar os papéis num mural da sala para ser usado durante os encontros.

Olhando a realidade:

Catequista: A CF deste ano vai contribuir para o aprofundamento de estudos e reflexões sobre a superação dos problemas ambientais, provocados pelo aquecimento global e o que isso provoca nas condições de vida no planeta. Precisamos mais que nunca desenvolver uma educação capaz de promover essa consciência de vida planetária. Nós pertencemos a uma comunidade humana que vive no Planeta Terra.

Entrada do Cartaz da CF 2011

Catequista: Formar duplas e observar o cartaz- discutir na dupla a imagem que está sendo percebida;

  • O que o cartaz está dizendo para nós?
  • O que estamos dizendo para o cartaz? Analisar o tema: Fraternidade e Vida no Planeta.
  • O que o grupo está entendendo das palavras do tema?
Solicitar que cada dupla  registre o que foi discutido. Apresentar no grupo maior o que cada dupla refletiu. Recolher o material e montar um álbum com esse material.


Apresentar o Hino da CF 2011, destacando o primeiro verso e o refrão. Fazer uma leitura bem pausada para entendimento da Vida do Planeta.


Julgando a realidade

Catequista: Nossa vida é orientada pela Palavra de Deus. A Cf 2011 no 1° verso do seu canto apresenta:
Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
(Entoar o primeiro verso e o refrão)
A Bíblia vai entrar durante o canto.

O catequista vai proclamar a Leitura do Livro do Gêneses 1, 1- 30;2,1-4a

Destacar:
  • Nosso Deus é Criador e Salvador- é o Deus da Vida.
  • A obra de Deus nos três primeiros dias faz uma diferenciação: Separar a luz das trevas, as águas superiores das inferiores e a terre firme no mar. Depois nos outros três dias, fez a ornamentação do Cosmo- o sol, a lua, as estrelas, as aves, os peixes, a vegetação, os animais, os animais, e finalmente o homem. No sétimo dia, descansou.
  • Deus santificou o dia do descanso.
  • Deus disse para o homem dominar os peixes, as aves, os animais. A tarefa do ser humano é guardar, preservar, cultivar a criação de Deus. E o que o homem fez? Submeteu a Terra, depredou a natureza.
O grupo de catequizandos será dividido em dois. Um grupo vai construir numa folha a obra de Deus. O Paraíso com todas as situações boas que Deus quis para cada um de nós. O outro grupo vai construir noutra folha o mundo dominado pelo homem, com sinais de morte e destruição. Colocar as duas construções uma ao lado da outra. Fazer uma leitura dos aspectos positivos e negativos comparando as duas situações. 

Rezando sobre a realidade.
A partir das duas construções o grupo vai elaborar preces espontâneas sobre a situação criada. Em cada pedido, vai ser respondido: Que o Deus da Vida abençoe nossa Mãe Natureza!

Fazendo algo para transformar:
Catequista: Cada um de nós se encontra num lugar no mundo e precisamos fazer algo com urgência para resgatara Vida no Planeta. Temos que ter a consciência de que um mundo melhor deve começar em nossa casa. Nesta CF os estudos têm um foco maio; o aquecimento global. E como cada um de nós deve fazer a sua parte, nessa semana vamos nos comprometer em mudar algumas atitudes que podem ajudar na construção de um Mundo Novo.

1- Tomar banho rápido de chuveiro
2- Utilizar sacolas ecológicas para as compras, pois as sacolas de plástico descartáveis são grandes inimigas do meio ambiente.
3- Desligar o computador quando não estiver usando.
4- Não brincar com a água, pois ela é um bem precioso.
5- Contar para as outras pessoas o que você está refletindo na Catequese.

O que ficou do encontro para a nossa Vida?

Apresentar novamente o CF 2011. O que temos a dizer após a reflexão de hoje? Fazer uma releitura do cartaz. Analisar toda a construção feita no Encontro. Como podemos olhar o futuro, tendo como plano de fundo nossa realidade? Elaborar frases registrando-as numa folha.
Dar as mãos e rezar um Pai Nosso
Colocar em local visível as produções dos catequizandos.
Vamos ajudar a salvar o Planeta!

12 comentários:

  1. Oi Elany, sou Fabiana catequista da Paróquia São Pedro Ápóstolo em Pedra de Guaratiba - RJ. Adorei seu blog, e acho que você foi muito feliz em colocar o 1º texto da CF deste ano, mas ainda estou esperando a publicação dos outros.
    Fique com Deus e que Ele continue abençoanado seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabiana! Paz e Bem!
    Aconteceu que fiquei uns dias fora, sem contato com a internet e agora estou retornando com as atividades no blog. O livrinho da CF 2011 está muito bem elaborado, mas pretendo tentar formatar apenas mais um encontro, para que não fique tão repetitivo. Muito obrigado pelo seu comentário. Por esses comentários que fazemos tudo com muito carinho!
    Juntas somos mais, na evangelização.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Elany, sou catequista da cidade de petrolina PE. e achei otima a sua sugestão.
    Que Deus sempre lhe dê esta força e sabedoria. bjs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado catequista da cidade de Petrolina- PE... Se você tiver material para postar aqui no blog, pode enviar para o email elanyfalk@bol.com.br
    Pois dessa forma vamos juntos partilhar experiências e servir ao Senhor com amor!
    Paz e Bem meu anjo!

    ResponderExcluir
  5. + Pax
    Bom dia, minha irmãzinha Elany... Muito sugestivo, adorei esse link para esta data com atividades para a CF 2011... Eu comecei a ser catequista no sábado passado, em minha comunidade paroquial, chamada Paróquia Santa Margarida... Estou trabalhando com os adolescentes da Primeira Etapa do Crisma... Cada linha que eu li, veio uma nova idéia. Vou tentar praticá-las aqui em Curitiba, na minha paróquia e catequisandos, para ver como será... Bjs. Que a Mãe e Rainha dos Santos Anjos nos proteja e nos Guarde no Coração de Jesus!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu irmão José Eduardo!
    Fico feliz que tenha aceito ao chamado de Deus para a sua vida! Muita paz e Bem para você! Só uma dica: A CNBB nos proporciona esses materiais para trabalharmos não só com as crianças, mas também com adolescentes, jovens e adultos. Se possível, procure em alguma livraria aí em sua cidade o livrinho específico para os catequisandos maiores. É um livrinho pequenino, bem fininho, com sugestão para 4 encontros. No seu caso, para Crisma! Mas assim como você disse, também é possível fazer algumas adaptações. Basta sermos criativos.
    Forte abraço e que Jesus te abençoe cada vez mais!

    ResponderExcluir
  7. Elany, gostei muito do material que você preparou para o primeiro encontro da Campanha. Tomara que você continue criativa. Para nós, catequistas, você é exemplo e estímulo.
    Moema

    ResponderExcluir
  8. Aaa fofa, muito obrigado. Que o Espírito Santo sempre nos anime para continuarmos criativas! Um beijo grande no seu coração,
    paz e bem meu anjo!

    ResponderExcluir
  9. Maria Angélica,ofs25 de março de 2011 23:18

    Paz e Bem! Cada vez que visito seu Blog fico encantada. Parabéns! Minha irmã em Cristo e Francisco. Mª Angélica

    ResponderExcluir
  10. Querida Elany,estava a procura de assuntos relacionados a catequese e a Campanha da Fraternidade e é muito difícil de encontrar, principalmente para crianças e na linguagem fácil para eles.Na minha cidade não tem livraria. então encontrei vc, que bênçao maravilhosa que recebí, vou aproveitar algumas de suas dicas. Muito obrigada. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. arlene catequista da capela s.judas tadeu de presidente venceslau diz;
    por favor pote trabalhos sobre trabalhos da c.f 2012,para p
    odermos trabalhar na catequese esse ano ficarei;grata.
    fique na paz de cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arlene...
      Fiz uma postagem que pode te ajudar!
      Lembrando que o livrinho da campanha para encontros com crianças já se encontra disponível e é bem baratinho... É da CNBB!
      Paz e Bem meu anjo!

      Excluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!