quinta-feira, 3 de março de 2011

Poemas e Poesias para trabalhar na Campanha da Fraternidade 2011!

JOÃO LAMBÃO

Era uma vez um menino
chamado João.
João era bonitinho, mas
não tinha educação.
Tudo que João comia
jogava o resto pelo chão.

João comia um pão,
e lá ia o embrulho no chão.
João chupava um picolé,
e zunia o palito com o pé.
Onde o menino brincava
lá, a sujeira se instalava.

Já tinha virado costume
esse jeito do João:
De achar muito natural
jogar lixo pelo chão.

Podia ter uma lixeira
bem ali, do seu lado,
que o menino não percebia
Que estava sendo mal-educado.

Um dia choveu tanto, tanto,
Que era água para todo lado!
E João ficou em casa,
Sem poder sair. Ilhado.

Olhou pela janela
E viu um aguaceiro danado
que saia arrastando, todo
o lixo, ali, jogado!

João viu na TV
Que a cidade estava inundada.
Que o lixo impedira
a água de ser escoada.

Depois na escola ouviu
a professora explicar:
Que o lixo entope bueiros,
impede a água de passar
Entendeu que seu lixinho
podia não causar enchente,
mas que esse, também era
o pensamento de muita gente.

Resolveu então,
Faria tudo com capricho
Seria um menino educado:
Só Jogaria lixo no lixo.
(Arlete de Andrade)



Eco lógico
Se aos pássaros perguntares.
Quem polui os nossos ares,
onde os pulmões se consomem,
o eco, lógico, responde:
... homem... homem... homem...

E o húmus de nosso chão,
que resta pro nosso pão
logo após uma queimada?
O eco, lógico, responde:
... quase nada... quase nada...

O que era o Saara?
A Amazônia o que será?
Um futuro muito incerto?
O eco, lógico, responde:
... só deserto... só deserto...

O que resta, desmatando,
o que sobra, devastando,
ao homem depredador?
O eco, lógico, responde:
... só a dor... a dor... a dor...

Que precisa a natureza
pra manter sua beleza
e amainar a sua dor?
O eco, lógico, responde:
... mais amor... amor... amor...

Autor Desconhecido



Esses textos podem ser lidos por algum catequisando no momento de Ação de Graças, em sua Igreja. Acho que vou preparar um pequeno teatrinho também... Se eu resolver, posto aqui para vocês.
Beijinhos anjos catequistas!
Paz e Bem!
 

18 comentários:

  1. Seu blog e excelente, seus textos também são ótimos, vou tentar me inspirar no seu blog para melhorar o meu, se quiser depois e só da uma olhada o link ta logo a baixo: http://derlandreflexivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A que isso Derland... Obrigado pelo seu carinho! Muitos textos escrevo quando inspirada pela Ação do Espírito Santo, outros, eu encontro navegando na internet, Jesus age assim... Da forma como Ele quer e me deixo levar, por esta presença iluminada em minha vida!
    Grande abraço para você!
    Paz e Bem!
    OBS: Pode deixar que visitarei o seu blog sim! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. muuiittoo bom foi demais vc e uma otima blogista

    ResponderExcluir
  4. Olá Elany!

    Sou uma jovem de 13 anos e já estou dando catequese. Entrei no seu blog pela primeira vez mais gostei muito. Gostaria que você me desse dicas de como dar catequese para crianças de 7 a 9 anos.

    Que Deus continue te dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog,mim ajudou muito a fazer meu trabalho..Continue assim ajudando as pessoas.Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado,
    Estas poesias nos ajudarão muito com as crianças de nossa Creche que também estarão trabalhando a Campanha da Fraternidade.

    ResponderExcluir
  7. Denada meu anjo!
    Muitos beijinhos nas crianças de sua creche!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. lidia.15.m@hotmail.com1 de abril de 2011 13:55

    obrigada essas poesia ajuda naõ só a nos ter conciecia,como nos ajuda a da valor um presente que deus nos deu!!
    e ate vemos o quanto a natureza chora...

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Tbn' gostei mto de ler isso

      Excluir
  10. obrigado elany,meu irmão tinha que fazer um trabalho sobre a campanha da fraternidade e não achei nenhum texto excelente como oseu muito obrigado mesmo.Abraços de [desconhecido]

    ResponderExcluir
  11. Denada!
    Não estou conseguindo postar como openid!!!
    Então...
    Deus te abençoe!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  12. muito llindos os poemas de vocês parabéns e continue assim tirei 10 no trabalhoo0

    ResponderExcluir
  13. gostei muito... vou trabalhar com meus alunos, com esses poemas
    você está de parabéns!...

    ResponderExcluir
  14. lindoo o poema , amei demais , muito criativo , queria saber o autor qe é desconhecido , :/

    ResponderExcluir
  15. Realmente eu não sei...
    Mas se alguém souber o autor...
    Envia-me...
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  16. é bom para as pessoas nao jogarem lixo no chao / jean michel

    ResponderExcluir
  17. Com certeza Jean Michel...
    É uma forma de concientizar as pessoas a não jogarem lixo no chão. Assim contribuimos para preservar o Meio Ambiente!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!