sexta-feira, 10 de junho de 2011

A importância da Sagrada Escritura nos encontros de Catequese e em Família


Caríssimos leitores do blog,
Paz e Bem

Comecei em março deste ano um curso de Teologia para leigos, com duração de dois anos e meio. Iniciamos com três matérias: Introdução a Teologia, Teologia Fundamental e Sagrada Escritura.
Já de imediato deparei-me com tantas coisas interessantes. Acreditamos que sabemos tanto e na verdade não sabemos QUASE nada. Mas a matéria pela qual logo interessei-me foi a Sagrada Escritura. Como podemos falar da Palavra de Deus se não a conhecemos profundamente e teologicamente? Sei que ainda tenho muito a aprender e cada dia é um aprendizado. Quero agir como a esponja que não guarda tudo para si.  Quero partilhar com os meus pequenos e suas famílias tudo o que venho aprendendo durante esses três meses. E já pensando nisso, propus um encontrão com os pais. Alguns livros do AT foram sorteados entre as crianças e agora eles precisam preparar algo com a sua família, para apresentarem no dia do encontro, através de um cartaz, uma música, uma dança, um vídeo, etc.
(Eles farão a leitura do livro e depois irão partilhar sobre o que entenderam conosco)
Vou colocar no papel toda a programação deste encontro, vou pensar em boas dinâmicas sobre a Bíblia e prometo postar quando tudo estiver pronto. Já adianto que minhas ideias estão a mil. Quero fazer um bolo com o formato de uma Bíblia, ensaiar uma entrada triunfal da Palavra de Deus com as crianças e arrumar o ambiente de forma a acolher todos com muito carinho. Tenho certeza que será uma manhã perfeita.

Lembre-se: É muito importante que as crianças desde cedo tenha contato com a Palavra de Deus. Sempre que possível, envie trabalhinhos para a casa, para serem feitos em família. Faça atividades para os catequizandos, para a mamãe, para o papai. E não deixe de cobrar essas tarefas prontas para o próximo encontro. Dessa forma você conseguirá a atenção dos pais e eles poderão ter esse contato com a Palavra de Deus, que tanto necessitamos.
Um beijo muito carinhoso pra todos vocês. 

7 comentários:

  1. oii Elany! Obrigada pela visita tão carinhosa!!
    Ameeei seu blog! Realmente somos parecidas!kkkk
    Estou te seguindo para sempre trocar idéias e experiências com vc!
    Um super beijo e um ótimo fim de semana!
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Olá Elany! Gostei muito do seu blog. Faço parte da lista do 2º grupo de divulgadores e com grande alegria passarei a visitar seu blog com freqüência. Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  3. Olá Elany, faço parte também da 2ª lista dos divulgadores e estou aqui para concer vc, seu blog que é uma graça e seguí-la. Um aprendendo com o outro para anunciar Jesus! Meu blog é: www.sentidomaior.blogspot.com Receba meu abraço!Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog...
    fico muito feliz em saber que temos catequistas empenhados em usar a bíblia como livro por exelencia!
    Visite meu blog:catequeseinfantojuvenil.blogspot.com
    Tenha um final de semana cheio do fogo do Espírito de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que te sigo. Bom ver vc no 2 grupo de catequistas. Alem do catequesecasaforte tenho tb o blog escoladafecasaforte.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  6. Sou seguidora do seu blog. Está lindo, parabéns! Aguardo sua visita http://catequistadecca.blogspot.com
    Faço parte do "Catequistas Unidos".
    Rezando por você:
    Santo Espírito, amor que procede do Pai e do Filho, fonte inesgotável de graças e de vida, a Ti desejo consagrar toda a minha vida. Peço também pelo irmão (ã) deste blog, conceda-lhe muitas bênçãos. Amém.

    ResponderExcluir
  7. OLA ELANY SOU CATEQUISTA E DEPOIS QUE DESCOBRI O SEU SITE PASSEI A RENOVAR OS MEUS ENCONTROS ,VOCE E UMA PESSOA MUITO ESPECIAL DE DEDICAR O SEU TEMPO A NOS AJUDAR QUE DEUS POSSA TE ILUMINAR PARA QUE VOCE CONTINUE SENDO UM ANJO EM NOSSAS VIDAS ,PREPAREI O ENCONTRO QUE VOCE POSTOU DO MES DA BIBLIA ADPTANDO ALGUMAS COISAS E FOI UM SUCESSO CONVIDEI OS PAIS PARA PARTICIPAREM E ELES ADORARAM,MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!