quarta-feira, 31 de agosto de 2011

As Bodas de Canã da Galiléia!

Sementinhas Kids
Antes de iniciar este encontro, prepare:
  • Um par de alianças, um véuzinho de noiva, uma gravatinha borboleta ( Podem ser feitos de EVA)
  • Uma jarra para fazer suco, com um pacotinho de suco de uva  (As crianças não poderão saber que o pó estará dentro da jarra) (Cuidado pois algumas marcas já vem adoçadas)
  • Uma ou duas garrafinhas de refrigerante, dependendo da quantidade de crianças.
  • Uma Bíblia aberta nesta passagem, com uma vela acesa ao lado e flores
  • Uma mesinha arrumada, com toalhas limpas, para expor este material
Sorteie um menino e uma menina para representarem o noivo e a noiva, usando o véu e a gravatinha neles.


Jesus, operou o seu primeiro milagre num casamento, segundo o Evangelho de João. Ele também reconheceu a situação difícil dos anfitriões - acabou o vinho! Jesus supriu a necessidade dando um vinho ainda melhor. Ele achava que ainda não era a sua hora, mas Maria, sua mãe, logo "intercedeu" e mostrou ao seu filho que aquela era a sua hora.
Desenvolvimento

 
Vocês todos já foram a uma casamento? Que aconteceu depois da cerimônia, teve festa? 
Certa vez, Jesus e Sua mãe, e até os Seus discípulos, foram convidados para um casamento. Depois do casamento teve uma grande festa, com muita comida e bebida. 
Naquele tempo não havia refrigerante e nas festas só bebiam vinho.
Tudo estava indo bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim, o vinho acabou. O mordomo da festa, ou seja, a pessoa encarregada de dirigir tudo na festa ficou preocupado. Os convidados procuravam vinho e não encontravam. Que fazer agora? 
Parece que naquela hora não havia nenhum lugar para comprar mais vinho. Ai, que coisa chata!
Já imaginou, quando sua mãe fizer uma festa de aniversário para você e antes de cantar "Parabéns a você" alguém procura mais refrigerante e não tem? O que sua mãe faria? 
 
(Deixe que as crianças digam ou imaginem o que aconteceria) 
Dê um pouquinho de refrigerante para umas três ou quatro crianças e depois diga que infelizmente acabou.

Maria, a mãe de Jesus, vendo que o vinho havia acabado, foi falar com Jesus e disse-Lhe: (leia na Bíblia Jo 2:3). Ela foi procurar Jesus porque sabia que só Ele poderia ajudar.
Então Jesus mandou que os ajudantes da festa enchessem seis potes grandes de água. Eles encheram até a boca. Então, Jesus disse aos ajudantes: "Agora tirem um pouco de água desses potes e levem ao dirigente da festa".
Sabem o que aconteceu? 
 
Neste momento, faça a 2° parte da dinâmica. Comece a colocar água na jarra e o líquido cor de vinho vai surgindo. Como num Milagre. Por isso é importante que as crianças não vejam o pó na jarra antes do início do encontro. Continue a historia ...
 
Quando o dirigente da festa provou a água, ela havia transformado em vinho. Ele gostou muito e ficou surpreso porque sempre o melhor vinho era servido no começo da festa. E aquele vinho que Jesus transformou era melhor do que o servido antes. Este foi um milagre que Jesus fez.
 
Distribua copinhos de suco para todas as crianças.
 
Vocês viram o que Jesus fez para ajudar naquela festa? Ele se preocupa com todas as coisas, principalmente quando temos um problema. Ele sempre está ao nosso lado para nos ajudar, até nas pequenas coisas.
 
Maria, a mãe de Jesus, não opera milagres. Ela apenas intercede por cada um de nós, seus filhos. Deixando que Jesus nos dê a graça, se assim for da vontade de Deus. 
Sementinha Kids
 
Não se esqueça de perguntar às crianças que NÃO receberam refrigerante, se eles querem. Mesmo depois deles tomarem seu suco. Explicando que só agiu desta forma, para explicar esta bonita passagem! Certamente os pequenos anjinhos entenderão.

Fonte: Blog da Tia Ale. Encontro readaptado por Elany Catequista.

5 comentários:

  1. Oii Elany! Nós catequistas em uma Oficina Catequética oferecida pela Arquidiocese, encenamos a passagem das Bodas de Caná com os mesmo recursos que vc utilizou! Foi 10!!! E muito divertido...
    A transformação da água em "vinho" com o suco no fundo, foi perfeita! Mto legal!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo né Layse!!!
    Deus sempre nos abençoe querida amiga,
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dinâmica e a explicação ,são blogs como o seu que tornam a nossa catequese mais rica a cada dia !! obrigada , que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Hoje vou tentar esta façanha. Obrigada pela ideia!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!