sábado, 22 de outubro de 2011

Ideia para fechar na Santa Missa o Mês Missionário!


7 pessoas ...
5 pessoas vestidas com túnicas de cores de acordo com cada continente:

vermelho: Continente Americano   
verde: Continente Africano   
azul: Continente Oceania   
branco: Continente Europeu
amarelo: Continente Asiático

Cada um levando uma vela grossa apagada. 
Uma pessoa para segurar o globo e outra para acender as velas.

Quem for segurar o Globo, fica direto no altar depois do momento de Ação de Graças. 
Mensagem lida pelo comentarista:

Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.
É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida.
Missão é partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.
E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então Missão é partir até os confins do mundo,  acendendo as chamas no coração de todos os povos e pregando o Evangelho a todos os irmãos.

Uma a uma vai entrando e formando um círculo ao lado do globo, lá no altar.

Entra a cor vermelha: CONTINENTE AMERICANO
Comentarista: Rezemos pelas Américas. É a terra-mãe dos índios, terra vermelha de sangue de muitos genocídios e de muita opressão. Peçamos a Maria luzes para que sejam encontradas formas mais apropriadas para anunciar o Evangelho às diferentes raças deste continente e para que haja mais justiça social.

Entra a cor verde: Continente Africano: Rezemos pela África, terra das verdes florestas. É a terra mãe dos negros, inclusive dos antepassados da metade dos brasileiros. O povo da África está sofrendo terrivelmente pela miséria, fome, doenças e guerras entre as tribos.

Entra a cor azul:  Continente da Oceania: Rezemos pela Oceania, o continente formado por milhares de ilhas. Rezemos para que no mundo haja respeito, fraternidade e diálogo entre os cristãos e não-cristãos.

Entra a cor Branca: Continente Europeu: Rezemos pela Europa. Deste continente vieram muitos dos nossos antepassados. Rezemos pelo Papa e para que os católicos desse continente assumam novamente suas responsabilidades na evangelização do mundo.

Entra a cor amarela: Continente Asiático: Rezemos pela Ásia, berço de grandes culturas e religiões. Neste continente encontra-se mais da metade da população do planeta, com um número pequeno de católicos. O nosso pensamento e a nossa oração vão também a todas as pessoas que consagraram sua vida para o anúncio da Boa Nova nos cinco continentes.

Inicia o canto a sua escolha, que fala sobre missão: 

Entra a pessoa segurando a vela acesa, dançando até o altar para acender as velas de cada continente. Logo: Todos dançam em círculo até o fim do canto. 
Quando no final todas as cores se ajoelham, levantando as suas velas, deixando de pé apenas a pessoa segurando o globo.
Fim!

15 comentários:

  1. Oi, Elany! Que cantinho bonito e abençoado! Gostei muito dessa dinâmica. Meu nome é Joana, tenho 12 anos, sou coroinha em minha paróquia e agora estou participando dos Catequistas Unidos. Meu número é o 35 que estava vago.Ficarei feliz com sua presença no meu cantinho.

    Que Deus te abençoe sempre!
    Abraços carinhosos,
    Joana

    sorrindocomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que linda sugestão, amei...
    Com Jesus e Maria Missionário Todo Dia.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elany.
    Boa ideia. Que sejamos uma igreja missionária e não uma igreja de manutenção.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Ai que linda sugestão! É uma linda forma de celebrar o mês missionário.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Também gostei demais dessa ideia amigos. Fizemos ontem lá na igreja... E foi muito especial...
    Um beijo carinhoso a todos vocês!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  6. UMA DAS FORMAS MAIS LINDAS DE CELEBRAR O MÊS MISSIONÁRIO QUE CONHECI ATÉ AGORA.

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou amigo querido... Na verdade, uni as ideias da net, com as ideias que já usamos na paróquia, com os lindos adolescentes da Perseverança... E ficou realmente bem bonito...
    Beijo carinhoso para você!
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. Estou colocando a visita aos blogs amigos em dia e aproveito a visita para convidar você a me visitar no blog Catequese N'atividade (http://cocalnatividade.blogspot.com/) e conferir as novidades que rolam por lá!

    Que você tenha um ótimo encontro com Cristo neste domingo! A paz!

    Renata Furlan

    ResponderExcluir
  9. Olá! Seu blog é uma benção!
    Hoje dia 03 o NOSSO BLOG completa seu 1º aniversário, e vc é uma pessoa que muito contribuiu e colaborou, com seus comentários e visitas, neste nosso 01 ano de existência. Obrigado! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo e equipe da Pascom.

    ResponderExcluir
  10. A PAZ DE JESUS! O ESPIRITO SANTO ME CONDUZIU ATE AQUI.GRATA PELA PARTILHA.ESSA APRESENTACAO ERA TUDO Q EU ESTAVA PROCURANDO.ESTOU PENSANDO EM CONCLUIR ELA COM UMA COREOGRAFIA DA MUSICA DA ADRIANA NOSSA MISSAO.QUE O SENHOR TE ABENCOE SEMPRE.

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz ...
    Muita paz e todo bem meu anjo!
    Abençoada coreografia pra vcs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Elaine. parabéns pelo seu blog. Tenho aproveitado muita coisa para minha catequese.
    Deus abençoe vc e seu ministério. Que a Luz do Espirito Divino a conduza e fortaleça em sua missão
    Que Maria SSma a revista com seu manto de amor
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho. Venha sempre que quiser e aproveite para enviar também as suas experiências.
      Deus abençoe a sua vocação meu anjo.
      Paz e Bem!

      Excluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!