quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Natal em família na Catequese ...

Aproveitando o pedido de uma amiga catequista, vou colocar aqui algumas experiências que achei passeando pela rede e integrando algumas mudanças, novas ideias.

A Primeira é fazer com as crianças um convite para este momento. Convidando às suas famílias para esta celebração e pedindo que cada um leve um prato de doce ou salgado para ser partilhado. Neste convite você também poderá pedir um quilo de alimento não perecível, para ser doado à Pastoral Social.

Cada catequista poderá apresentar algo com a sua turma através da dança, do teatro, dos textos, vídeos, etc. Desde que tudo seja ensaiado e que não ultrapasse 10 minutos, dependendo do número de turmas, para não ficar  um momento muito extenso.

Alguns pais podem ser convidados com antecedência, a fazerem também um momento, como forma de agradecimento a Deus, pelo dom da vida e pela celebração do Natal.

Assim como também, as catequistas podem se unir no final, agradecendo a Deus pelos trabalhos realizados durante o ano.

Exemplo de apresentação:

As duas árvores:






Preparar tiras grandes de cartolina com as palavras:

Para a árvore 1:
Exclusão
Desafeto
Comércio
Desrespeito
Preconceito
Consumismo 
Desigualdade
Falta de União
Falta de Deus
Morte


Para árvore 2:
Amor
Carinho
Respeito
Família
Afeto
Igualdade
Jesus
União
Amizade
Nascimento
Alegria
Esperança
Caminho
Luz
Verdade
Vida


Corte estas tiras em diferentes tamanhos, para que conforme for acontecendo a apresentação, as crianças possam formar a árvore. De baixo pra cima, do maior para o menor. 
(Deixe estas tiras já em ordem de tamanho, para facilitar a colagem das crianças) 
E não esqueça de deixar a base das duas árvores já preparadas.


Preparar um simples presépio para expor no centro, dividindo os dois ambientes.




Ambiente:

  • De um lado crianças sentadas a mesa, numa casa simples, conversando com sua mãe. Colocar um pão redondo no centro.
  • De outro lado as duas meninas bem arrumadas e conversando sobre a montagem de sua árvore de Natal.

Narrador: O nosso mundo anda tão dividido. Um lado pessoas que pensam que o Natal é:

(As meninas levantam e vão colando estas palavras num TNT, que deverá estar fixado na parede, com espaço suficiente para montar as duas árvores.)

Narrador:
Exclusão
Desafeto
Comércio
Desrespeito
Preconceito
Consumismo
Desigualdade
Falta de União
Falta de Deus
(Colar a palavra MORTE no topo) 


Narrador: 
Reparem como esta árvore está triste. Como pode existir um mundo assim? Como podem existir pessoas que só pensam em si e não ajuda os irmãos? Na verdade, nada disso nos lembra o Natal. Mas como podemos ensinar isso a essas crianças? Talvez elas não tiveram oportunidade de aprender...
Já sei... 
Ei meninas, aqui... Olhem bem pra mim, estou bem aqui... No centro... (Colocar a imagem do menino Jesus no centro dos dois ambientes)
Eu sou o menino Jesus...
Quero que aprendam o verdadeiro significado do meu nascimento... Estão vendo aquela casa ali? Então... Vão até lá e conversem com eles ...

Menina 1= Aaaa fala sério né??? Naquela casa pobre???
Menina 2= Que isso. É o Menino Jesus que nos pede. Vamos lá...
(As duas seguem em direção a casa)


Narrador: As duas meninas seguiram em direção ao grupo e lá ficaram surpresas... Foram muito bem recebidas e sentaram-se com eles. Um pão foi partilhado e todos ficaram satisfeitos.
Uma criança do grupo interrogou:



Criança1: Vamos montar a nossa árvore???
Todos: Vamooooooos!!!
Criança 1: Mas antes disso a mensagem da mamãe

Mamãe: 
Meus filhinhos, hoje mais uma vez estamos reunidos, em família e ainda mais felizes por receber estas visitas tão especiais. Nesta noite tive eu sonho: Sonhei que o Menino Jesus chegava aqui em casa e docemente nos pedia para acolher dois anjos que chegariam: Agora sei quem são esses anjos... Essas duas moças lindas, que hoje aprenderam o verdadeiro significado do Natal.

Menina 1: Agora entendo por que o menino Jesus nos enviou aqui.
Menina 2: Sim... Natal é Nascimento de Jesus. É família reunida. Vamos ajudá-los a montar a verdadeira árvore de Natal... Venham, venham todos....
Música instrumental de Natal.


Narrador: Certamente as meninas estavam muito felizes. Pois enfim, elas haviam descoberto a bondade que todos nós temos no nosso coração. Elas se encantaram com o verdadeiro sentido do Natal. E descobriram  naquela família pobre e simples, toda humildade e todas as verdades sobre o Nascimento de Jesus.

Um a um vai levando a faixa com as palavras, da maior para menor, montando a árvore. Retornando para o lugar, ficando de pé, um ao lado do outro, abraçados, para dizerem todos juntos no final, depois da mensagem do narrador:
FELIZ NATAL COM JESUS NO CORAÇÃO.


Amor
Carinho
Respeito
Família
Afeto
Igualdade
Jesus
União
Amizade
Nascimento
Alegria
Esperança
Caminho
Luz
Verdade

(Colar a palavra VIDA no topo)


Enquanto o Narrador vai lendo esta mensagem, as crianças vão montando a árvore. 



E hoje, onde Jesus nascerá? Ele procura um lugar… Como diz a Sua Palavra: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com Ele e Ele comigo”! Esta porta na qual Ele bate é a porta do seu coração… você deve abrir a porta e convidar Jesus a entrar, oferecer hospedagem! Seja esta a sua decisão, e você descobrirá o verdadeiro sentido do natal! sorrirá e então cantará com grande vibração:
“Noite de paz, noite de amor…“Nasce Jesus, fonte de Luz…”
Edemar Vitorino




Paz e Bem!



2 comentários:

  1. Lany , linda a sua postagem e sua árvores!! O natal já esta chegando, meu coração se alegra com a chegada do menino Jesus. Felicidade. bjs Regina

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das idéias :) Vou usar essa da árvore, não daria para fazer o "teatrinho" por que não deu tempo de ensaiar nada! Obrigada :*
    Deby

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!