domingo, 2 de setembro de 2012

O Cristão na Paróquia: Ser Igreja.

santuariofatima.org.br
"Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí eu estou no meio deles" (Mt 18,20)

Conta-se que, certa vez, um padre novo foi enviado a uma paróquia do interior. Era uma cidade pequena, cheia de fofocas e intrigas políticas. Seus moradores se diziam católicos, mas a Igreja estava sempre vazia.
O padre foi quente, com novas ideias e muitas esperanças. Na sua chegada, houve banda de música e discurso do prefeito. Mas não passou disso. A Igreja continuava vazia.
O padre não desanimou. Imprimiu um folheto com a programação paroquial e distribuiu nas casas. Fez a "Ave Maria" pelo alto-falante e repetiu muitas vezes o convite para as Missas. Mas pouco adiantou. Foi aquele pinguinho de gente. Sempre as mesmas pessoas.
Aí o padre teve uma ideia genial. Sabendo que aquele povo gostava de curiosidade, ele convidou os paroquianos para irem ao "fim da igreja", na Missa de domingo seguinte. Foi um negócio. Os fofoqueiros espalharam  a notícia de casa em casa. E diziam: "Esse padre não bate bem."
Chegou domingo. A Igreja ficou super lotada. Junto a porta de entrada, estava uma caixa roxa, fechada, com uma vela em cada lado. Que mistério.
Na homilia o padre falou bonito sobre o amor à Igreja e a transitoriedade desta vida.
A coisa tinha ficado séria. Acabada a Missa, o padre pôs a estola roxa, colocou-se ao lado da caixa e disse: "Irmãos, é chegada a hora da triste despedida. Olhem pela última vez o rosto da Igreja, rezem por ela e vão saindo em silêncio."
Foi uma lição inesquecível. As pessoas esticaram o pescoço, olhavam e saíam sem saber onde pôr a cara: no fundo da caixa havia um espelho. Cada um via o seu próprio rosto.
A Igreja está "doente" nas pessoas de seus paroquianos sem fé.
A partir daquele dia, a Paróquia se transformou.
Nunca mais foi a mesma.

" ... PARÓQUIA É ACIMA DE TUDO A FAMÍLIA DE DEUS, ONDE FAZEMOS A EXPERIÊNCIA DE VIVER A FRATERNIDADE ANIMADA PELO ESPÍRITO DA UNIDADE. É A CASA DA FAMÍLIA ACOLHEDORA E FRATERNA."
PAPA JOÃO PAULO II (CL 26)

PARTICIPE ATIVAMENTE DA SUA COMUNIDADE.
PORQUE IGREJA: SOMOS CADA UMA DE NÓS!
Texto Adaptado: LIVRO: O sacramento da Confirmação - Ed. Vozes.

Um comentário:

  1. Olá Elaine Catequista Unida!
    Que linda postagem, vou levar...rs

    É com o coração apertado que venho lhe pedir sua ajuda para a nossa amiga Catequista Unida Sheila (Semeando Catequese).

    Ela está passando por um grave problema nas córneas e está perdendo a visão aos poucos. Confiamos na Providência Divina, mas também precisamos ajudar no que pudermos. A iniciativa que Jesus me inspirou foi nos mobilizarmos em uma vaquinha... cada um doando 10,00 ou a quantia q desejar já conseguiríamos um valor maior para que ela possa ter os recursos para fazer a cirurgia.
    Você pode contribuir através de boleto bancário ou cartão de crédito.
    http://www.vakinha.com.br/Pagamento.aspx?id=162445 ou clique no banner na lateral do meu blog.
    Tantas vezes gastamos com bobagens... imagina se não podemos dispor de uns reais para uma amiga e evangelizadora que está perdendo a visão, não é mesmo? Por favor, faça a sua doação, repasse o link para seus conhecidos.

    Se você já fez a sua doação, lhe agradeço e peço que continue orando por ela.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

O seu comentário me deixa muito feliz.
Então não se esqueça: Comente sempre que vier me visitar.
Que o Amor de Jesus e a Paz de Maria esteja sempre com você!
Muita Paz e todo Bem!